O Tribunal Regional do Trabalho da Décima Região (Distrito Federal e Tocantins) acaba de lançar o  Portal da Escola Judicial na internet, que vai possibilitar  ao público interno e externo maior contato com as ferramentas de EAD.

No portal, o usuário vai ter acesso às informações sempre atualizadas sobre o que acontece na Escola e nas demais escolas de magistratura da justiça do trabalho de todo o País. Poderá, ainda, inscrever-se em cursos presenciais, ter acesso à biblioteca, imprimir certificados, acompanhar a programação dos eventos de capacitação, fazer  treinamentos rápidos e cursos em parceria com outras instituições especializadas em EAD, dentre outros benefícios.

O lançamento ocorreu na última terça-feira (16), com a participação dos desembargadores Mário Caron, presidente do Tribunal, Ricardo Alencar Machado, vice-presidente, Elaine Vasconcelos, Flávia Falcão, Heloisa Pinto Marques, juízes Luiz Henrique Marques da Rocha e Rubens Curado, Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça e juiz do TRT10, além de autoridades e servidores do tribunal.

O evento foi transmitido via web para o Foro de Palmas (TO) e teve início com o presidente Mário Caron. Ele falou sobre a importância do portal para a ampliação do conhecimento na Décima Região. “As aplicações orçamentárias estão igualando os tribunais.  A capacitação de magistrados e servidores é que estabelecerá a diferença. Em um mundo em que o papel está sumindo e o processo eletrônico toma o seu lugar, o conhecimento também deverá ser disseminado pela tecnologia.”, afirmou o presidente.

A juíza coordenadora da Escola Judicial, Heloisa Pinto Marques, convidou o juiz Rubens Curado para falar sobre a expansão da educação a distância no Poder Judiciário. Para ele, “esta já é uma realidade na maioria das instituições públicas, e a Escola Judicial da 10ª Região inaugura uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento dos magistrados e servidores, respeitando a Meta 08 do Conselho Nacional de Justiça, que trata deste assunto”.
Encerrando o evento, o coordenador do recém-criado Núcleo de Educação a Distância, Danilo Correa, demonstrou a usabilidade do novo portal, exaltando alguns benefícios do ensino a distância, como: a flexibilidade do horário; respeito ao ritmo de cada aluno; acesso em qualquer lugar; conteúdo disponível 24 horas.

O endereço do novo portal é http://escolajudicial.trt10.jus.br

(Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região)