A prática utiliza técnicas de meditação e respiração para estimular a concentração e o controle do estresse

_78I7957

A ministra Kátia Arruda e os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, Amaury Rodrigues, Douglas Alencar e Renato de Lacerda Paiva participaram, na sexta-feira (20), do Curso de Formação Continuada (CFC) sobre meditação mindfulness, conduzido pelo professor Fabrício Surya, servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O curso, dividido em quatro encontros, é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat)

Segundo o servidor, durante as aulas serão abordadas técnicas de concentração, por meio da meditação e da correta respiração, que auxiliam a administração do estresse e aumentam a produtividade e a criatividade.

Para o especialista, quando aprendemos a lidar com o estresse de uma forma mais harmônica, isso se reflete, também, na saúde física, mental e emocional. “Como as ministras e os ministros enfrentam uma jornada exaustiva de trabalho e muitas responsabilidades, a diminuição do estresse se refletirá em maior clareza mental”, explica. “A prática do mindfulness os auxiliará para um julgamento mais harmônico e menos influenciado pelo estresse, com uma visão mais ampla  para  resolução de conflitos e a harmonização de interesses.”

Durante as dinâmicas serão abordados temas como  treino da atenção, psicologia positiva e inteligência emocional.

Mindfulness 

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é um conjunto de técnicas ou exercícios mentais que visa à prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar a uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos e sensações e do ambiente.

(Andrea Magalhães/CF)