Ministros Vieira de Mello Filho e Dora Maria da Costa estiveram à frente da instituição nos biênios 2018-2020 e 2020-2022, respectivamente.

Ministros Emmanoel Pereira, Vieira de Mello Filho e Aloysio Corrêa da Veiga e a ministra Dora Maria da Costa. (Foto: Bárbara Cabral).

Ministros Emmanoel Pereira, Vieira de Mello Filho e Aloysio Corrêa da Veiga e a ministra Dora Maria da Costa. (Foto: Bárbara Cabral).

Foi realizada, nesta quarta-feira (8), a cerimônia de aposição das fotografias dos últimos diretores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) na Galeria de Diretores. A ministra Dora Maria da Costa esteve à frente da instituição entre os anos de 2020 e 2022. Já o ministro Vieira de Mello Filho presidiu a escola judicial no biênio 2018-2020.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, destacou que a aposição das fotos dos dois últimos diretores da Enamat é “um pequeno gesto de carinho, símbolo do reconhecimento e da gratidão não apenas dos membros desta casa, mas de toda a sociedade brasileira pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos”.

Para o atual diretor da Enamat, Aloysio Corrêa da Veiga, ambos os ministros deixaram um legado de dedicação à formação inicial e continuada de magistrados do trabalho. “Não se trata apenas de um retrato na parede. Por trás dessas imagens estão anos de histórias de dedicação à formação de juízes do trabalho”, destacou ao se lembrar que o ministro Vieira de Mello Filho participou da primeira gestão da escola judicial, ainda em 2006, e a ministra Dora Maria da Costa foi conselheira em duas gestões diferentes.

O ministro Vieira de Mello Filho agradeceu a homenagem e enfatizou que atuar como diretor da Enamat foi uma das funções mais dignificantes que ele ocupou no âmbito do TST. “É uma função que dá asas a todos nós para que possamos voar”, enfatizou.

Feliz com a homenagem, a ministra Dora Maria da Costa agradeceu a oportunidade de estar à frente da instituição em um momento tão delicado quanto a pandemia da covid-19. “De uma hora para outra tivemos que nos reinventar e adaptar todos nossos cursos para que fossem ministrados de forma remota. Que bom que tivemos a participação massiva dos juízes do trabalho que também estavam em casa em isolamento social”, detalhou.

Gestões

Durante sua gestão, o ministro Vieira de Mello Filho foi o responsável por reestruturar as grades curriculares dos cursos de formação inicial e formação continuada para aliar conhecimentos teóricos e práticos, além de abranger as novas tecnologias da comunicação e da informação.

Já a gestão da ministra Dora Maria da Costa foi marcada pela pandemia e necessidade de adaptação dos cursos para serem realizados ao vivo e a distância para diferentes estados do país. Pela primeira vez, o curso de formação inicial foi realizado completamente a distância e para um número grande de juízes recém-empossados na Justiça do Trabalho.

(Juliane Sacerdote/AJ)