Em formato híbrido, ocupará o auditório do tribunal e será transmitido pelo Google Meet e pelo Canal do YouTube do TRT8

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado dia 27 de julho, a Escola Judicial do TRT da 8ª Região (EJUD8) realizará, nos dias 27 e 28 de julho, a abertura do Ciclo de Palestras Amazônia e o Meio Ambiente do Trabalho. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro (PTS). Para participar é preciso se inscrever no link.

A atividade visa apresentar dados e ferramentas para combater o acidente dentro e fora do local de trabalho. As palestras do dia 27, serão voltadas para o público interno do Tribunal com transmissão pelo Google Meet; já o dia 28 será aberto para o público externo e transmitido pelo canal do YouTube do TRT-8. Podem participar advogados, estudantes, magistrados, servidores e sociedade em geral. A programação terá certificação de horas de atividade.

Sensibilização – Além das palestras, durante a semana, serão feitas projeções nas paredes do Fórum Trabalhista de Belém em apoio à Prevenção de Acidentes de Trabalho, além de promover uma iluminação esverdeada na fachada do TRT-8, no dia 27, em referência à segurança e à saúde do trabalhador.

O evento trabalhará os itens 8 e 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 8 pretende incentivar trabalho decente e crescimento econômico e o ODS 16 propõe a paz, justiça e instituições eficazes.
Programação:

27 de julho
9h às 9h15 – Abertura – do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com a participação da desembargadora Graziela Leite Colares – Presidente do TRT8, do desembargador Walter Roberto Paro – Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro; Juiz Francisco Milton Araújo Júnior – Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e o Paulo Cesar Campos das Neves – Superintendente Regional do Trabalho.

9h15 às 12h –  palestra sobre o Programa de Gestão de Riscos (PGR), será apresentado Jomar Lima, Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE). Tem como público-alvo magistrados e servidores do TRT-8.

Temas:
РCapacita̤̣o dos Magistrados
– Prática da fiscalização do dia a dia
– Documentos ambientais – requisitos básicos
РComo ler o PGR de forma sist̻mica com os demais programas de meio ambiente de trabalho
РFim do PPRA e evolṳ̣o do PGR

15h às 16h – palestra de Diálogo Diário de Segurança (DDS) será voltado para terceirizados que prestam serviço nas dependências do TRT-8 em Belém. Será presencial no auditório Aloysio Chaves. Terá a distribuição das camisas e bonés do Programa Trabalho Seguro (PTS).

28 de julho
9h às 12h – segundo dia de palestras do Programa de Gestão de Riscos (PGR). Será apresentado Jomar Lima,  Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE). Tem como público-alvo magistrados e servidores do TRT-8, advogados e sociedade em geral.

Temas:
– Prática da fiscalização do dia a dia
– Documentos ambientais – requisitos básicos
РComo ler o PGR de forma sist̻mica com os demais programas de meio ambiente de trabalho
РFim do PPRA e evolṳ̣o do PGR

Programação nacional – o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Trabalho Seguro) da Justiça do Trabalho vai promover, no dia 27/7 (terça-feira), às 16h30, uma live para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento será transmitido, ao vivo, às 16h30, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho no YouTube.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 26/7 e os participantes receberão certificado.mais informações no site do TST (Clique aqui)
Serviço:  Ciclo de Palestras Amazônia e o Meio Ambiente do Trabalho

Link para inscrição: https://forms.gle/zJopr1YajNTux9rF9

Programação completa aqui

Data: 27 de julho – Voltados para o público interno do TRT-8

Horário:

9h às 9h15 – Abertura

9h15 às 12h –  palestra sobre o Programa de Gestão de Riscos (PGR)

15h às 16h – palestra de Diálogo Diário de Segurança (DDS)

Data: 28 de julho – Voltado a advogados, estudantes, magistrados, servidores e sociedade em geral.

Horário: 9h às 12h – segundo dia de palestras do Programa de Gestão de Riscos (PGR)

Transmissão pelo youtube do TRT-8
Matéria escrita pela ASCOM TRT8