De 12 a 16 de setembro, o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, Diretor da ENAMAT, esteve acompanhado do Juiz Auxiliar da Direção da ENAMAT, Platon Teixeira de Azevedo Neto, em visitas à Universidade de Bolonha, à Escola Superior da Magistratura Italiana, em Roma, e ao Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa.

No dia 12 de setembro, o Diretor da ENAMAT e o Juiz Auxiliar foram recebidos pelo Professor Ivano Pontoriero (Membro da Comissão Científica da Biblioteca Jurídica da Universidade de Bolonha), que intermediou o Convênio com a referida universidade, considerada a mais antiga do mundo. O acordo de colaboração foi firmado entre a ENAMAT e o Departamento de Ciências Jurídicas, a Escola de Especialização e a Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha, e permite intercâmbio de magistrados e professores, acesso à biblioteca e possibilidade de publicação dos magistrados trabalhistas brasileiros em revistas da Universidade.

No dia 13, houve reunião com o Professor Luca Mezzetti (Diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos) e o Professor Daniele Senzani (Diretor de Internacionalização do Departamento de Ciências Jurídicas), contando também com a presença do Professor Ivano Pontoriero, para discussão do termo do convênio e especificação das atividades a serem desenvolvidas entre as instituições.

Imagem viagem

Imagem viagem

Imagem viagem

Em visita à Escola Superior da Magistratura Italiana, em Roma, o Diretor da ENAMAT e o Juiz Auxiliar da Direção foram recebidos pelo Presidente da Escola, Doutor Giorgio Lattanzi, e pelo membro do Conselho Diretivo, Doutor Gianluca Grasso, além de outros conselheiros da Escola da Magistratura Italiana. Inicialmente, o Juiz Platon Neto fez uma apresentação da ENAMAT aos presentes e tratou dos objetivos da formação dos magistrados do trabalho no Brasil, dos eixos da formação (Eticidade, Alteridade, Resolução dos Conflitos e Direito e Sociedade), da Formação Inicial e Continuada desenvolvida pela ENAMAT e dos últimos cursos realizados. A apresentação foi realizada na língua italiana. O Ministro Aloysio agradeceu a gentil acolhida. Após, o Doutor Gianluca Grasso fez uma apresentação da Escola Italiana tratando da formação por eles desenvolvida e explicou detalhadamente sobre o conteúdo da página da escola na internet.

imagem viagem

imagem viagem

imagem viagem

A visita técnica se encerrou com o encontro no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em Lisboa com o seu novo Diretor, Doutor Fernando Vaz Ventura, e com a Juíza Helena Leitão, responsável pela internacionalização da Escola da Magistratura Portuguesa. Na reunião, o Diretor da ENAMAT destacou a importância do estreitamento dos laços entre os magistrados brasileiros e portugueses e a possibilidade de atuações em conjunto. O Diretor do CEJ, por sua vez, falou do convênio entre as instituições e a possibilidade de aprimoramento do intercâmbio.

Imagem viagem

Imagem viagem

Imagem viagem