posse1

No dia 17 de outubro de 2022, tomou posse a nova composição da Direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT. A cerimônia de posse ocorreu na primeira sessão do Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho – TST com a nova administração do Tribunal, contando com a Presidência do Ministro Lélio Bentes Corrêa.

Ministro Mauricio Godinho Delgado

Ministro Mauricio Godinho Delgado

Na ocasião, o Ministro Mauricio Godinho Delgado foi eleito e empossado no cargo de Diretor da Escola Nacional para o biênio 2022 – 2024 e o Ministro Augusto César Leite de Carvalho, Vice-Diretor.

Nova Diretoria da ENAMAT

Na mesma sessão, foram empossados os membros do Conselho Consultivo da ENAMAT, composto pelo Diretor e pelo Vice-Diretor da Escola, além de mais seis magistrados do trabalho: o Ministro José Roberto Freire Pimenta; a Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes; o Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte; a Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, do TRT-16 (MA); a Desembargadora Wanda Lúcia Costa Leite França Decuzzi, do TRT-17 (ES) e a Juíza Titular de Vara do Trabalho Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert, do TRT-12 (SC).

Evento_TRT10

Na mesma semana em que tomou posse, já como Diretor da Escola Nacional, o Ministro Mauricio Godinho Delgado participou de seu primeiro evento oficial à frente da ENAMAT, no dia 21 de outubro, o encerramento do Seminário de Formação Continuada da Escola Judicial da 10ª Região que tratava da reflexão sobre a justiça igualitária.

Em seu discurso o Ministro ressaltou que “para um país igualitário, precisamos promover uma Justiça do Trabalho igualitária e inclusiva e avançar em diretrizes que reforcem a nossa empatia para com estas comunidades plurais e diversas”. Destacou, ainda, que sua atuação, como Diretor da Escola Nacional, será voltada para o desenvolvimento de ações formativas e de pesquisas relativas às questões sociais, humanas, raciais, de gênero e igualitárias. Preocupado com essas temáticas, o Ministro Mauricio Godinho Delgado mencionou que, para a escolha do Conselho Consultivo da ENAMAT, observou a paridade de gênero entre os integrantes do Conselho, com a escolha de quatro mulheres e quatro homens para compor o colegiado. Em seu discurso pontuou o novo Diretor da ENAMAT, entretanto, que a Escola não perderá o foco sobre todas as demais questões fundamentais da formação inicial e continuada dos magistrados e do cotidiano do seu exercício dos misteres da magistratura, de maneira a contribuir para o aperfeiçoamento continuo da Justiça do Trabalho.

posse2

No dia 20 de outubro de 2022, o Ministro Mauricio Godinho Delgado deu posse ao Juiz Titular de Vara do Trabalho Dr. Bruno Alves Rodrigues no cargo de Juiz Auxiliar da Direção da ENAMAT.