Aconteceu na última sexta-feira (9/4), na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), em Porto Alegre, a segunda edição do Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho. A atividade reuniu 17 magistrados da Capital e da Região Metropolitana. O curso foi ministrado pelos juízes Inajá Oliveira de Borba e Ricardo Martins Costa, habilitados pelo Curso de Formação de Formadores promovido pela Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (Enamat).

Este curso, que integra projeto desenvolvido pela Enamat, vai ao encontro de um objetivo importante do Judiciário: a qualificação dos magistrados na função administrativa das Varas.  Os novos desafios exigem que o juiz também tenha habilidades de gestor, ou seja, além de julgar, deve se dedicar à gestão de pessoas, recursos e rotinas de trabalho.

O curso dividiu-se em quatro módulos, com depoimentos de especialistas em cada área, seguidos de debate entre os participantes em torno de cinco temas: 1) noções gerais de administração pública e judiciária (o juiz como gerente, a administração do tempo judicial e a racionalização de procedimentos, gestão processual e planejamento estratégico); 2) Gestão de pessoas (lideranças, estilos e preparação de lideranças e desafios de gestão); 3) Gestão de recursos materiais em Varas do Trabalho (meio ambiente do trabalho, alocação, manutenção de equipamentos e suporte organizacional); 4) Gestão de processos de trabalho (rotinas de trabalho em gabinete, secretaria e audiência); 5) Relacionamento entre juízes atuantes na mesma unidade e entre juiz da unidade e servidores.

A Escola Judicial estuda a possibilidade de realizar uma segunda turma do curso em Porto Alegre, e está recebendo manifestações de interesse de magistrados para este fechar o novo grupo. Outros dois encontros já estão agendados para este ano: em Santa Maria (11/06) e Pelotas (1º/10).

(Fonte: ACS-TRT4)0412Curso na EJ4