foto do evento

Dias de muito aprendizado, diálogo e troca de experiências, foi assim a terceira etapa da Formação Itinerante EJUD8 de 2023, realizada na cidade de Santarém-Pará e que atendeu magistradas(os) e servidoras(es) das Varas do Trabalho de Santarém, Óbidos, Altamira e Itaituba, região oeste do Pará, dias 28 e 29 de setembro.

Nesta edição, o evento de capacitação teve o apoio da Escola Nacional de  Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Programa Trabalho Seguro e Subseção da OAB de Santarém.

Iniciada em 2016, a Formação Itinerante retoma suas atividades presenciais após uma pausa entre os anos de 2020 e 2022, em virtude da pandemia.

A programação levou à região oficinas, roda de conversa e palestras sobre diversos temas para o público interno e externo à Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

“A experiência foi muito gratificante, de sentir a escola aqui, de terem se deslocado para vir pra cá. É uma sensação de pertencimento ao tribunal. Nesse mundo em que fazemos cursos online ou temos que nos deslocar para a capital, a EJUD8 ter vindo aqui, se preocupado com a nossa realidade e estar conosco no nosso ambiente foi muito gratificante”, concluiu a Juíza do Trabalho Substituta Milena Abreu Soares, lotada na 2ª Vara do Trabalho de Santarém.

A interdisciplinaridade tomou conta da programação da Formação Itinerante. Nos painéis, foram abordados desde temas como gestão e administração de Varas do Trabalho até mesmo saúde mental e física. “As temáticas foram ótimas. A EJUD8 se preocupou com alguns dos pontos principais que temos: acesso à Justiça, saúde mental e a nossa realidade do tipo de trabalho daqui”, elogiou a magistrada.

Para o auditor fiscal do Trabalho do Rio Grande do Sul e um dos palestrantes, Rudy Allan da Silva, eventos como esse promovem a aproximação de instituições com rotinas e competências distintas, mas que compartilham o objetivo comum de buscar um trabalho digno, decente e seguro.

“A partir dos diagnósticos e achados de fiscalização apresentados, provoca-se a reflexão de magistradas(os) e servidoras(es) sobre os desafios de melhoria das condições de trabalho nas cadeias produtivas agrícolas e nos processos de armazenamento de grãos. Por longa data, decisões equilibradas e justas conterão assomos destas reflexões oportunizadas pelo evento”, comentou o auditor, que debateu sobre o tema “o trabalho no agronegócio e acidentes em silos”.

Após dois anos de isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus, a retomada da Formação Itinerante da Escola Judicial do TRT da 8ª Região fortalece os laços existentes entre a sede do Tribunal e as demais unidades distribuídas entre o Pará e Amapá. “A gente se sente muito mais acolhido, muito mais pertencente à jurisdição”, comentou a juíza do trabalho titular da VT de Óbidos, Meise Vera dos Anjos.

A magistrada também comparou a vivência proporcionada pela Escola com o projeto Justiça Itinerante. “A sensação é a mesma que deve ter o jurisdicionado quando vamos fazer a itinerância lá na cidade dele. O pertencimento que ele sentiu lá é a mesma sensação que estamos sentindo aqui. É a gente sentindo na pele o que é realmente uma ação itinerante. Daí a importância da Justiça Itinerante, que tem tudo a ver com a Formação Itinerante da EJUD8”, finalizou.

Além do público interno, na tarde do dia 28, em uma parceria com o Programa Trabalho Seguro, as palestras foram abertas ao público.  Advogadas(os) e estudantes puderam participar da Formação itinerante e absorver conhecimentos sobre segurança e preservação de direitos trabalhistas.

De acordo com a diretora da Escola Judicial, desembargadora Francisca Formigosa, o evento foi bastante prestigiado tanto pela magistratura como pelo corpo funcional da região . “A itinerância é a marca da EJUD8. Esse é o nosso perfil, a universalização do conhecimento”, celebrou.

A quarta e última etapa da Formação Itinerante EJUD8 2023 será nos dias 16 e 17 de outubro, no Foro de Macapá, e incluirá a Vara Trabalhista de Monte Dourado.

Em abril deste ano, a Formação Itinerante passou pelas cidades de Parauapebas (25 e 26) e Marabá (27 e 28).

Confira mais fotos da Formação Itinerante EJUD8 em Santarém aqui.

Fonte: ASCOM8/EJUD8

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de dezenas de pessoas em pé lado a lado, dispostos em duas fileiras, uma acima e outra abaixo.