A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) recebeu ontem (14) a visita da magistrada francesa Emmanuelle Spitéri-Doffe, coordenadora de Formação Inicial da Escola Nacional da Magistratura da França e responsável pela área de Dimensão Internacional da Justiça.

A magistrada, acompanhada pelo conselheiro de Cooperação da Embaixada da França, Pierre Colombier, e do assessor de Cooperação Institucional, Gautier Givaja, foi recebida pelo diretor da Enamat, ministro Barros Levenhagen, com quem trocou informações sobre os sistemas judiciários do Brasil e da França e dos respectivos processos de formação e aperfeiçoamento de magistrados. O diretor da Enamat explicou que a Escola em status constitucional (foi criada pela Emenda Constitucional nº 45/2004) e é responsável pela formação profissional dos juízes recém-ingressos na carreira e pelo aperfeiçoamento dos que já atingiram o vitaliciamento. Ela recebeu do ministro uma pasta com material informativo a respeito das atividades da Escola e sobre a estrutura básica do Poder Judiciário do Brasil. Tanto a magistrada quanto os diplomatas franceses manifestaram interesse no estreitamento da cooperação entre a Enamat e a Escola Nacional da Magistratura da França e outras instituições.

Emmanuelle Spitéri-Doffe está no Brasil como convidada do II Encontro de Coordenadores Pedagógicos das Escolas da Magistratura, iniciado na terça-feira em Brasília. No encontro, que se encerra hoje (15), representantes de escolas federais e estaduais de todo o País discutem assuntos relacionados à melhoria dos processos de formação de juízes.

(Carmem Feijó)