A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho realiza, na segunda e na terça-feira (26 e 27), a parte presencial do 1º Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância. A turma é formada por 57 magistrados (desembargadores, juízes titulares e juízes substitutos) indicados pelas 24 Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho de acordo com o perfil proposto para esse tipo de atividade: interesse em atuar em EAD, experiência pedagógica anterior e conhecimento básico em informática e internet.

O curso faz parte do objetivo da Enamat de intensificar o uso de ferramentas de EAD para a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados do Trabalho. Os participantes do curso terão a oportunidade de desenvolver competências para atuar como mediadores de cursos a distância – especialmente o Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho, que será lançado em junho pela Enamat e pretende, até o fim de 2010, levar a um público de 800 magistrados (metade do número total da magistratura trabalhista) os princípios básicos de gestão administrativa de suas unidades judiciárias (liderança, gestão orçamentária, de pessoal etc.).

O curso será oferecido por um corpo docente formado pelos especialistas da própria Enamat. O conteúdo enfatiza o conhecimento sobre EAD e suas relações didático-pedagógicas, as mudanças de paradigma resultantes da utilização de ambientes virtuais e a compreensão do potencial de interatividade para impulsionar os processos de aprendizagem. A equipe da Enamat apresentará aos participantes os conceitos de mediação e as ferramentas necessárias à sua prática e o funcionamento da plataforma moodle e dos recursos que ela oferece.

O Curso de Formação de Formadores em EAD terá carga horária de 40 horas e duração total prevista para 30 dias. A primeira fase, nos dias 26 e 27/04, é presencial e corresponde a 12 horas. A segunda fase, a distância, tem previsão de 28 horas, e será desenvolvida entre 28 de abril e 4 de junho. Essa etapa exige dos participantes cerca de sete horas semanais de estudo, por meio de participação em fóruns e chats, estudo do conteúdo, leituras complementares, anotações e realização de tarefas.

(Carmem Feijó)

Enamat Virtual