Ematra-2-Encerra-2010
Apresentação da orquestra do Grupo Pão de Açúcar encerrou o Ano Letivo de 2010

Os temas foram variados: de discussões jurídicas a assuntos ligados a saúde e qualidade de vida. O objetivo, porém, foi sempre buscar formas de conferir melhorias na entrega da prestação jurisdicional. Ao longo do ano de 2010, a Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região realizou mais de 50 atividades, entre cursos, palestras, workshops e eventos em geral.

Oferecidos tanto para magistrados e servidores, como também para operadores do direito, estudantes e público em geral, os cursos realizados neste ano capacitaram aproximadamente 1.200 pessoas. Além disso, palestras realizadas alcançaram a marca de 1.500 inscritos, e encontros e eventos promovidos contaram com centenas de participantes.

Ano Letivo

As atividades tiveram início no mês de fevereiro, com aula magna sobre aspectos da proteção dos direitos sociais, proferida pela professora Flávia Cristina Piovesan. Em seguida, foram abertas as inscrições para as primeiras atividades de ano: Palestra sobre o Sistema Judicial Americano e Curso Instrumental de Português.

Auditórios repletos presenciaram ocasiões como o Ciclo de Estudos em Direito do Trabalho, realizado em março, e a Palestra sobre a Reforma do Código de Processo Civil, em abril. Nesse mesmo mês, profissionais do TRT-2 puderam participar do Curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), assim como do Curso Instrumental de Inglês e do Encontro da Qualidade de Vida, que durante quatro dias evidenciou a importância da saúde e do bem-estar, para melhor execução dos serviços no dia a dia.

Atividades de integração e conscientização também fizeram parte da grade de cursos. Eventos como o Somos Iguais: aprendendo a lidar com as diferenças levaram ao público apresentações variadas que buscaram a sensibilização dos participantes para questões que envolvem os portadores de deficiências. 

O corpo funcional do TRT da 2ª Região também teve a oportunidade de se aperfeiçoar em técnicas de administração pública moderna, em cursos de planejamento estratégico, gestão por competências e gestão de pessoas, além de aulas voltadas para administração judiciária em varas do trabalho, técnicas para redação de sentenças e técnicas de execução.

Sempre em busca de aprimoramento profissional, a servidora Fátima Joana Sarantto Paula Neto foi uma das participantes do curso de português e também das aulas de metodologia de pesquisa realizada em convênio com a FMU. Todos os cursos foram extremamente úteis. Além disso, vale destacar a integração entre servidores e juízes promovida nas ocasiões, relata.

Encerramento das atividades

Para encerrar um ano letivo tão repleto de realizações, a Ematra-2 promoveu nessa terça-feira (14) uma confraternização para magistrados e servidores, com a apresentação da Orquestra do Grupo Pão de Açúcar.

Composto por 40 jovens com idades entre 10 e 21 anos, o grupo apresentou um eclético repertório (de Czardas de Monti a Beatles), tocando música popular, tango, rock e canção natalina. Muito além de arranjos musicais, a orquestra esbanjou criatividade em uma performance inovadora que incluiu rodopio de violoncelos e interação com a plateia.

Para a servidora Maria Ignes André, as atividades da Ematra-2 não poderiam ter sido encerradas de melhor maneira. Foi belíssimo. Uma apresentação de alto nível, opinou ao acrescentar que durante o ano participou de diversos eventos promovidos pela escola. A organização dos eventos tem sido primorosa, assim como o implemento de diversas novas atividades em 2010.

Veja fotos da ocasião. 

Veja o vídeo do canal do TRT-2 no youtube.

(Elisete – Ematra2)