De 27 a 30 de abril próximos a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) vai promover o 1º Curso de Formação de Formadores em Administração Judiciária de Vara de Trabalho, para Juízes Titulares de Varas do Trabalho ou Juízes do Trabalho Substitutos indicados pelas Escolas Judiciais de todo o País, com no mínimo cinco anos de carreira e experiência de docência de ensino superior e/ou experiência em Escolas de Magistratura.

A experiência anterior é requerida por causa do objetivo do curso, de capacitar multiplicadores para o ensino das técnicas nas regiões respectivas, após o retorno dos Juízes às suas regiões de origem.  Cada Escola Judicial se compromete, ao indicar dois magistrados cada, a promover, no prazo máximo de 120 dias, curso-piloto de formação continuada de módulo regional sobre o mesmo tema, em suas regiões, com suporte didático-pedagógico da Enamat, para a implantação dos cursos, conforme disponibilidade da Escola Nacional.

O objetivo geral de formar formadores pressupõe outros objetivos específicos, como o estudo de técnicas de administração pública aplicadas na prestação jurisdicional, de indicadores de qualidade na prestação do serviço público, a gestão de processos de trabalho, a gestão de pessoas, a gestão de recursos materiais, as boas práticas administrativas e as técnicas de ensino aplicadas à administração na jurisdição de primeiro grau (na teoria e na prática).

O curso será estruturado em 24 horas-aula, divididas em seis módulos teóricos e práticos, e contará com aulas expositivas, instrução programada, dinâmicas de grupo, estudo de casos e oficinas.  Serão oferecidas as seguintes matérias: Técnicas Aplicadas na Administração Judicial; Gestão de Pessoas em Varas do Trabalho; Gestão de Recursos Materiais em Varas do Trabalho; Gestão de Processos de Trabalho em Varas; Metodologia do Ensino de Administração Judiciária (Teoria) e Metodologia do Ensino de Administração Judiciária (Prática).