Começou nessa quarta-feira (18), às 18h, o Curso de Formação Continuada em Administração de Vara do Trabalho – EaD. Voltado para os juízes do trabalho do TRT-2, o curso tem a tutoria da desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves e do juiz Antero Arantes Martins, titular da 13ª VT/SP. O coordenador técnico é o servidor José Erigleidson da Silva, do Núcleo de Ensino a Distância da Escola Judicial do TRT-2.

Dando início à aula, a desembargadora Jucirema, que também é vice-coordenadora do Comitê de Educação a Distância da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) ressaltou que se trata do primeiro curso em EaD voltado exclusivamente para juízes do trabalho da 2ª Região. Essa primeira turma contará com 100 participantes.

A magistrada falou aos juízes que o curso vai trazer uma nova visão, “a visão de administrador”, mais moderna e diferente daquela antiga, que era apenas de julgar. Segundo ela, o curso vai mostrar como é possível fazer uma administração de vara do trabalho de forma moderna.

Outro assunto abordado pela desembargadora foi a grande vantagem do ensino a distância: horários e locais flexíveis. Além disso, para ela, o EaD é um compartilhamento de informações, uma via de mão dupla (entre os tutores e os alunos).

Antes de passar a palavra ao juiz Antero, a desembargadora Jucirema fez questão de ouvir o nome e o local de trabalho de cada um dos participantes.

Na observação do juiz Antero, o curso é uma introdução de uma nova visão no trato da coisa pública, voltada para o planejamento institucional. “Estou há quase 20 anos (na Justiça) e percebo que estamos mudando, com respaldo das instâncias superiores.” E, segundo ele, essa mudança nota-se pela eficiência… “e é ela que queremos buscar”.

Na segunda etapa da aula, foi passada aos alunos uma explicação detalhada sobre a ferramenta EaD.

Todo o curso será a distância, com exceção dessa aula inaugural e da última aula. O curso está sendo promovido pela Ejud-2 e será realizado até o dia 8 de julho. A carga horária total é de 40 horas/aula.

Na programação, estão previstas abordagens sobre a gestão de pessoas e recursos materiais em varas do trabalho, além de discussões sobre gestão de processos de trabalho em gabinetes, secretarias e audiências.

A aula dessa quarta-feira (18) foi realizada no auditório da Ejud-2, no 10º andar do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na capital paulista. Também estavam presentes, nessa primeira aula, o desembargador Marcelo Freire Gonçalves (que também participará do curso), bem como os juízes auxiliares da Presidência do TRT-2, Gabriel Lopes Coutinho Filho e Paulo Kim Barbosa.

(Fonte: Escola Judicial do TRT da 2ª Região)