O Diretor da ENAMAT, Ministro Barros Levenhagen, realizou hoje, dia 27 de abril, a abertura oficial do 1º Curso de Formação de Formadores em Administração Judiciária de  Varas do Trabalho. Compuseram a mesa de honra, além do Diretor, a Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o Ministro Renato de Lacerda Paiva e o Juiz Giovanni Olsson, membros do Conselho Consultivo da Escola.

O evento também foi prestigiado por diversos Ministros do TST. Segundo o Ministro Barros Levenhagen, este curso tem a intenção de criar oportunidade de reflexão e debate sobre as práticas de administração judiciária e servir de auxílio aos colegas de 1º grau nas Varas.

Após apresentar o objetivo, a estrutura e a composição dos módulos do curso, o Diretor da ENAMAT manifestou o desejo de que o curso fosse o mais proveitoso possível e agradeceu a presença dos demais colegas dos Tribunais.

O Curso de Formação de Formadores tem como público dois Magistrados do Trabalho de cada Região do país, indicados pelas respectivas Escolas Judiciais, preferentemente dentre Juízes Titulares de Vara do Trabalho ou Juízes do Trabalho Substitutos com no mínimo 05 anos de carreira, e com experiência de docência de ensino superior e/ou de atividades de coordenação e docência em Escolas de Magistratura, em face do seu objetivo de capacitar multiplicadores para o ensino das técnicas nas regiões respectivas. A indicação de Magistrados para participar do Curso de Formação de Formadores pressupõe o compromisso da Escola respectiva de promover, no prazo máximo de 120 dias, curso-piloto de formação continuada de módulo regional.

A Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o Ministro Renato de Lacerda Paiva e o Juiz Giovanni Olsson reiteraram as boas vindas aos participantes do curso, desejando-lhes uma semana produtiva. Em seguida, os Conselheiros ressaltaram, ainda, a inovação metodológica com a criação de uma comunidade virtual para os membros das Escolas, gerando um espaço para intercambio de experiências sobre administração de Varas do Trabalho, servindo como instrumento multiplicador junto aos demais juízes de todo o país.

Ao longo da tarde, o Desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, do TRT da 1ª Região, abordou as técnicas aplicadas na Administração Judicial, com ênfase na parte introdutória de gestão pública (noções gerais de administração pública; fundamentos e princípios gerais da administração judiciária; o planejamento estratégico da Justiça como elemento de administração pública); parte aplicada de gestão judiciária (independência judicial x administração judiciária; referenciais da efetividade, eficiência e duração razoável do processo; os Juízes “gerentes”; indicadores de qualidade do serviço judiciário; inovação dos métodos de trabalho e pontos de mudança organizacional na administração judiciária).

Dando continuidade, o Desembargador Flávio Portinho Sirangelo, Diretor da Escola Judicial do TRT da 4ª Região, tratou do tema Gestão de Pessoas em Varas do Trabalho –  parte geral do pessoal na instituição (gestão de pessoas no planejamento estratégico da Justiça do Trabalho; estrutura remuneratória e ocupacional dos cargos e funções na Justiça do Trabalho; vida funcional: entrada, vivência e saída dos servidores); e parte especial do pessoal nas Varas (gestão por competências nas Varas do Trabalho).

O evento estende-se até o dia 30 de abril, acompanhado pelas boas expectativas daqueles que o atendem.