No dia 24 de maio, deu-se a abertura oficial do 7º Curso de Formação Inicial da Enamat. 44 Alunos-Juízes, de 7 Regiões diferentes, permanecerão na Escola até o dia 29 de maio, com o fim de receber uma formação profissional tecnicamente adequada, eticamente humanizada, voltada para a defesa dos princípios do Estado Democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos.

Ao iniciar a solenidade de abertura, o Ministro Milton de Moura França, Presidente do TST, saudou os componentes da mesa de honra – Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho; Ministro Barros Levenhagen, Diretor da Enamat; D. José Pablo Aramendi Sánchez, Magistrado do Juzgado de lo Social nº 33 de Madrid, Espanha; e o Dr. Jeferson Luiz Pereira Coelho, Vice-Procurador-Geral do Trabalho. Depois, saudou os “jovens magistrados” e “magistrados jovens”, que estavam desfrutando de um privilégio que os magistrados mais antigos não tiveram: este curso de formação inicial oferecido pela Enamat, cuja grade curricular possui conteúdos riquíssimos.

O Presidente afirmou que o magistrado deve primar pela coerência e pela sua capacidade de trabalho, e pautar-se pela técnica, no julgamento de processos. “Nossa respeitabilidade está diretamente ligada à nossa autonomia como magistrados, mas também – e sobretudo – à coerência no dia a dia da magistratura”, completou o Ministro.

O Diretor da Enamat, Ministro Barros Levenhagen, reiterou as saudações aos presentes e traçou um breve perfil da Escola, destacando o conteúdo “essencialmente profissionalizante” do curso de formação inicial de magistrados, que deverá ser complementado e aprofundado na prática, quando os juízes passarem a atuar diretamente em audiências e conciliações nas Varas do Trabalho. O Ministro concluiu desejando êxito a todos.

Na sequência da programação, o magistrado espanhol D. José Pablo Aramendi Sánchez proferiu a Aula Inaugural sobre o tema “Soluções do Direito Coletivo Espanhol para Garantir o Emprego frente à Crise Financeira Global”.

Fonte: Secretaria da ENAMAT