simposio-09_1331918491

Na tarde dessa quinta-feira (15), o auditório da Ejud-2 recebeu uma plateia atenta e preocupada com a saúde. Com o tema Medicina preventiva – longevidade e vida mais saudável, a palestra ministrada pelo médico Antônio Paciléo tratou da importância das escolhas individuais para uma vida saudável. Segundo o médico, o objetivo do encontro foi mostrar que os cuidados com a saúde fazem com que as pessoas tenham uma vida mais longa e com mais qualidade.

Logo na abertura da palestra, Paciléo adiantou o que seria o mote de toda sua apresentação: “Nunca trate a doença, trate a saúde”. De forma bem-humorada, o médico mostrou que a vida é uma questão de escolhas, hábitos e autoestima, e que, por maior que seja o sacrifício para que mudanças aconteçam, o corpo, com um pouco de paciência (e resistência por parte da pessoa), irá se acostumar, e o novo hábito será assimilado pelo organismo.

Ao longo de duas horas, o palestrante abordou assuntos como estresse (“Estresse é o mal da vida moderna. Precisamos de exercício físico para drenarmos a energia que ele consome.”); renovação celular (“A cada 100 dias, o corpo se renova. Esta renovação depende das suas decisões alimentares e de vida”); e desequilíbrio metabólico (“O desequilíbrio leva ao aparecimento de doenças relacionadas ao envelhecimento precoce, ao aparecimento de doenças degenerativas e, até mesmo, celulite”).

Alimentação foi outro tema abordado na palestra. Causando reflexão e um pouco de polêmica, o médico ressaltou os malefícios que podem ser causados por alimentos como leite, queijo e proteína animal (repletos de toxinas, segundo Paciléo), além de carboidratos refinados.

“Saúde, disposição física, bem-estar emocional são primordiais para a vida. E dependem apenas das suas escolhas”, declarou o médico, que ainda deu a fórmula para o equilíbrio – “uma conjunção de fatores: mudança de estilo de vida, reeducação alimentar, atividade física, desintoxicação, exames periódicos, antioxidantes, modulação hormonal e, sobretudo, um equilíbrio entre o que é ingerido e o que é absorvido”.

Antonio Paciléo é especialista em ginecologia e obstetrícia, nutrologia, biologia molecular, terapia ortomolecular e saúde ocupacional, e pós-graduado em biofísica quântica e medicina integrada.

internet03_1331918529

internet08_1331918677

internet04_1331918512

(Fonte: EJUD 2ª Região)