trt2_01Raquel Biderman e Norma Sueli Padilha. A primeira, mestre em ciência ambiental pela USP-SP e em direito internacional com enfoque em meio ambiente pela Washington College of Law. A segunda, doutora em direito ambiental constitucional pela PUC-SP e vencedora do Prêmio Jabuti 2011, com a obra Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro.

Os currículos das duas palestrantes mostram que o I Encontro Socioambiental do TRT da 2ª Região trouxe especialistas para colocar em pauta os temas escolhidos para essa primeira edição: o cotidiano sustentável e o meio ambiente do trabalho. O evento, promovido pela Comissão de Gestão Socioambiental do TRT-2, teve como um dos objetivos “estimular a conscientização de um pensamento socioambiental nos participantes que não fique só aqui no Tribunal,” de acordo com o presidente da comissão, juiz Moisés Heitor.

Já na primeira palestra, Raquel Biderman enfatizou a necessidade de termostrt2_02 consciência ambiental. “Por que no dia a dia a gente tem que contribuir com o meio ambiente? Porque todos os nossos atos estão de alguma maneira relacionados ao meio ambiente: quando a gente come, quando a gente descarta…”

E sobre o momento em que vivemos, com tantas mudanças climáticas causadas pelo homem, e reforçando a necessidade da participação de todos, Norma Sueli falou: “Nós estamos numa encruzilhada que exige uma reação. E essa reação tem que ser consciente, ordenada e suficiente.”

trt2_03Sobre o papel do TRT-2 em defesa do meio ambiente, Vera Miranda, diretora da Secretaria de Benefícios Institucionais e integrante da Comissão de Gestão Socioambiental, destacou a atuação do Tribunal na área. “Hoje, no Tribunal, tudo que é comprado e o local para onde o produto vai após o uso tem uma preocupação socioambiental,” disse. Mas também reforçou a importância de cada indivíduo em prol de um mundo melhor. “Não adianta fazer apenas dentro do Tribunal. As pessoas têm que levar isso para casa delas, para poderem dar suas contribuições.”

(Fonte: EJUD TRT2)