visita_MINISTRO-02

O Corregedor-Geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Ives Gandra Martins Filho, visitou a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) na tarde desta quarta-feira (18).

Acompanhado pelo desembargador André Genn e pelo juiz trabalhista Agenor Martins, diretor e coordenador da EJ-TRT6 respectivamente, o Ministro verificou inicialmente a sede da Escola, no bairro da Encruzilhada, no Recife, onde são ministrados, entre outros, os cursos de aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça Trabalhista e o treinamento presencial do Processo Judicial Eletrônico (PJe) .

Durante a visita, o desembargador André Genn apresentou ao Corregedor-Geral o método misto de capacitação em PJe, que combina atividades presenciais com técnicas de Educação a Distância (EaD). Esse modelo pioneiro divide-se em duas etapas, primeiramente, dois servidores de cada vara trabalhista recebem formação para atuarem como multiplicadores do conhecimento em suas unidades de trabalho. Posteriormente, todos os servidores são capacitados em seus locais de trabalho, assistindo a aulas em videoconferência (produzidas e transmitidas pela EJ-TRT6) e realizando exercícios em uma plataforma virtual, tudo isso com a ajuda dos colegas multiplicadores.

“Todos se sentem mais seguros e mais tranquilos por estarem em seus computadores, em seu ambiente”, relatou o desembargador André Genn, citando um dos benefícios do método. O Ministro Ives Gandra ressaltou, ainda, que o formato permite maior agilidade na implantação do PJe e sugeriu seu compartilhamento com outros Regionais, “grande ideia”, finalizou.

Outro ponto avaliado como positivo foi a ampla participação dos juízes da primeira instância nos cursos de atualização. Segundo o juiz Agenor Martins, a preparação envolve pesquisa de interesse com os magistrados e campanhas para divulgar novas turmas.