Douglas Alencar Rodrigues nasceu em Goiânia (GO). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1989), Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Aprovado em concurso público para ingresso na carreira da magistratura do trabalho realizado pelo TRT da 15ª Região, em 1990. Passou a integrar o quadro de magistrados da 10ª Região, mediante permuta, em 1992. Tomou posse como Ministro do TST em 22 de abril de 2014, em vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Pedro Paulo Teixeira Manus.

Foi Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (AMATRA X), Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA) e Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Indicado pelo TST para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2005-2007. Membro do Conselho Consultivo da ENAMAT no biênio 2020-2022.  Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário IESB.

Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) e do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais (IBEC). Atualmente é Vice-Diretor da ENAMAT.