Des_Manoel_ToledoNascido em Campinas/SP, é Magistrado trabalhista no TRT 15ª Região há 26 anos, exercendo o cargo de Desembargador do TRT de Campinas desde 2009. Autuou como Vice-Diretor da Escola Judicial na gestão de 2014-2016, sendo na atual gestão (2016-2018) o Diretor da Escola Judicial.

Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo, tendo como área de concentração o direito do trabalho.

Sua principal área de pesquisa é o direito do trabalho e processual do trabalho comparado, especialmente no âmbito sulamericano, participando ativamente em diversos eventos regionais, nacionais e internacionais. Foi o primeiro brasileiro admitido como membro da Asociación Argentina de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (AADTSS), e o primeiro estrangeiro admitido como integrante titular da Asociación Uruguaya de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (AUDTSS).

Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, sendo que seu livro mais recente, escrito em conjunto, foi publicado em 2017 pela Editora LTr, “Comentários ao Novo CPC e sua aplicação ao processo do trabalho – Volume II”.