Min_Maurício_GodinhoMauricio José Godinho Delgado nasceu em Lima Duarte, Minas Gerais, tendo se graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, em 1975, onde fora aprovado em primeiro lugar no Vestibular Unificado então existente.

Exerceu a Advocacia até novembro de 1989, quando se tornou Juiz do Trabalho.

Magistrado do Trabalho por mais de 32 anos, exerceu a judicatura inicialmente em Minas Gerais, como Juiz de 1º Grau em Governador Valadares, Varginha, Itabira, Contagem e Belo Horizonte. Em 2004 foi promovido a Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Em 2007, tomou posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, onde atua há mais de 14 anos.

No TST integra, desde março de 2012, a 3ª Turma. Entre 2007 e 2012, compôs a 6ª Turma do Tribunal. Foi membro do Órgão Especial, entre 2017 e 2019, compondo também o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, entre 2017 e 2019. Integra ainda a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e o Tribunal Pleno. Exerce atualmente a função de Presidente da Comissão de Documentação e Memória do TST, que trata da documentação, memória, biblioteca, revista e outros aspectos afins da Corte Superior Trabalhista. É Coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho.

Tornou-se Mestre em Ciência Política pela UFMG (1980) e Doutor em Direito pela UFMG (1994).

Atual Professor Titular do UDF, em Brasília, tem exercido a Docência Universitária há mais de 43 anos. Inicialmente na UFMG (1978-2000), como Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no Departamento de Ciência Política, e, em seguida, na Faculdade de Direito da mesma Universidade, como Professor Adjunto, na área temática do Direito do Trabalho (graduação, mestrado e doutorado). Na Faculdade de Direito da UFMG, foi Professor Homenageado de diversas turmas do Curso de Graduação.  Tornou-se Professor Adjunto da PUC Minas, em Belo Horizonte, entre 2000 e 2012, na área temática do Direito do Trabalho (graduação, mestrado e doutorado). Igualmente na PUC Minas, tornou-se Professor Homenageado de diversas turmas do Curso de Graduação em Direito. Em Brasília, foi Professor de Curso de Especialização em Direito no IESB (2008-2013). Desde fevereiro de 2014, é Professor Titular do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF –, inclusive de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, do qual foi Coordenador Acadêmico, entre 2016 e 2018, sendo, atualmente, Professor Decano do Mestrado.

Possui mais de 30 livros publicados, entre individuais, duais e coletivos, alguns com várias edições divulgadas. Possui ainda mais de 110 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e obras coletivas. Tem experiência nas áreas de Direito e Ciência Política, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Constitucional do Trabalho, Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direitos Humanos Sociais e Ciência Política.