Juiz_Francisco_Pedro_JucaFrancisco Pedro Jucá, nascido no Rio de Janeiro, com formação básica em Belém do Pará. Graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará – CESEP, hoje Universidade da Amazônia – UNAMA. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Pará, Doutor em Direito Constitucional pela USP e em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Pós Doutoramento pela Universidade de Salamanca, Espanha, em Direito Público, e, Pós Doutoramento em Direito Social pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Livre Docente em Direito Financeiro pela USP.

Ingressou na Magistratura Trabalhista em 1987, como Juiz do Trabalho substituto na 8º Região, promovido do merecimento a Juiz Titular em 1991, onde permaneceu até 1999. Ingressou na Magistratura Trabalhista na 2º Região, por Concurso Público, como Juiz do Trabalho Substituto, em 1999, promovido, por merecimento, a Juiz Titular da 14º Vara de São Paulo, em 2008.

Exerce o Magistério Jurídico desde 1982. Iniciou como Professor Assistente, na Escola em que se graduou, permanecendo até 1987. Professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, por concurso público, desde 1985, onde permaneceu até 2000, como Professor Adjunto. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de 2000 a 2016. Atualmente, Professor Titular da Faculdade de Direito de São Paulo – FADISP, nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Orientador no Doutorado SALAMANCA/FADISP.

Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, titular da Cadeira 7; da Academia Paraense de Letras Jurídicas, titular da Cadeira 14; Membro da Academia Paulista de Magistrados.

Membro e Conselheiro do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário – IBEDAFT; Presidente da Sociedade Brasileiro de Direito Financeiro.

Integra a Ordem do Mérito Trabalhista do C. TST, no grau de Comendador; a Ordem Jus et Labora, da 8º Região e a Ordem do Mérito da Cabanagem, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Título de Cidadão do Pará, outorgado pela Assembleia Legislativa; Título de Cidadão de Belém, outorgado pela Câmara Municipal de Belém do Pará e Título de Cidadão Honorário de Abaetetuba, outorgado pela Câmara Municipal.

Título de Honra ao Mérito, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Título Jurista de Destaque do biênio 19/20, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.