Serão apresentados temas essenciais para o planejamento da aposentadoria e a relevância das conexões sociais nesse processo de transição

No próximo dia 11 de abril, das 14h às 17h, acontecerá a palestra “Preparando-se para a Aposentadoria: saúde física e mental e conexões sociais“. O evento é destinado aos magistrados e servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

O encontro, que será realizado de forma online, tem como objetivo abordar temas essenciais relacionados ao processo de transição para a aposentadoria, valorizando o conhecimento e a experiência dos servidores, conforme a diretriz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 (Agenda 2030), que busca “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

A palestra terá carga horária de 3 horas, será realizada de forma online e ao vivo , e o número de vagas é limitado. Os temas incluem os desafios do envelhecimento, a manutenção da saúde física e mental, a prevenção de doenças crônicas, entre outros aspectos fundamentais para uma transição tranquila para a aposentadoria.

As inscrições para a palestra estão abertas. 

Palestrante

Otávio Castello é um médico com ampla experiência e formação sólida em Geriatria, Psiquiatria Forense, Medicina Legal e Perícia Médica. Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ele também possui especialização em Geriatria e Psiquiatria Forense, além de ser especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Médica Brasileira.

Atualmente, Otávio atua como professor colaborador na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB), perito médico-legista da Polícia Civil do Distrito Federal, diretor técnico do Instituto de Medicina Legal do DF, entre outras ocupações.

Otávio também é membro ativo de diversos grupos de trabalho e iniciativas de impacto na área da saúde. Ele integra o Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios para implementação da política antimanicomial do Poder Judiciário. Faz parte, ainda, do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça para aprimoramento da Política Nacional Judiciária sobre Pessoas Idosas.

Arte - Aposentadoria