2º Curso de Formação Continuada em Administração de TRT – Comunicação e Relacionamento com a Mídia – 6 de dezembro de 2010

Uma turma formada por integrantes da administração dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país (presidentes, vice-presidentes, corregedores ou dirigentes eleitos) participaram do 2º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunais, com ênfase em Comunicação e Relacionamento com a Mídia. A palestra de abertura foi feita pela jornalista Cristiana Lôbo, comentarista política da Globo News, que deu aos participantes a visão dos meios de comunicação sobre o Poder Judiciário.

Foi o primeiro curso específico sobre Comunicação Social promovido pela Escola Nacional, embora o tema faça parte da programação de outros cursos para magistrados, como o Curso de Formação Inicial e o Curso de Formação em Gestão de Escolas Judiciais. O programa tratou de vários aspectos relativos à comunicação na Justiça do Trabalho, da comunicação institucional – que cuida da imagem da instituição perante a sociedade – às questões práticas do relacionamento, como técnicas e oficina de entrevista, passando pelo papel das assessorias de comunicação e a gestão de crises.

A proposta de realização de um curso específico sobre o tema partiu dos próprios administradores de TRTs, diante das especificidades do tema e da crescente necessidade de abertura do Judiciário para a sociedade. A programação básica foi aprovada em setembro pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs e discutida com os profissionais de comunicação no 1º Encontro Nacional de Comunicação da Justiça do Trabalho.

Programa