min_aloysio

Aloysio Corrêa da Veiga nasceu em Petrópolis (RJ), onde se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis no ano de 1974.

Ingressou na magistratura em 1981, como Juiz do Trabalho Substituto da 1ª Região (Rio de Janeiro), tendo exercido a magistratura no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com sede no Rio de Janeiro, até 2004. Promovido por merecimento, em 1984, a Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro. Atuou, como Juiz convocado, a partir de 1996, no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, tendo sido promovido, por merecimento, em janeiro do ano seguinte, para o cargo de Desembargador do TRT da 1ª Região (RJ), vindo a presidir a 6ª Turma daquele Tribunal Regional, desde 1997. Em 28 de dezembro de 2004, foi empossado ministro do TST.

Compôs o Conselho Nacional de Justiça, como Conselheiro, no biênio 2017/2019, onde presidiu a Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas.

Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT no biênio 2011/2013.

Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no biênio 2020/2022. Integrou o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) – 2020/2022, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais e a Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais.

Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados Brasileiros, da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho, da Academia Paulista de Letras Jurídicas e professor honoris causa da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é Diretor da ENAMAT, integra o Órgão Especial e a SDI-I e preside a 8ª Turma do TST.