4º Curso de Formação Continuada em Administração de TRT – 14 a 17 de maio de 2012

Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o curso contou com 24 horas aula de duração, e teve como público alvo magistrados membros de Tribunais Regionais do Trabalho, representados por seus presidentes, vice-presidentes e corregedores, cujos exercícios tenham iniciado nos últimos seis meses.

As matérias abordadas foram: Administração Judiciária de Tribunal; Planejamento Estratégico na Justiça do Trabalho; Gestão de Pessoas: a Capacitação de Servidores e a Formação Profissional de Magistrados; Gestão Orçamentária: Lei de Responsabilidade Fiscal e Trâmites Orçamentários e Execução Financeira; Gestão de Contratos de Bens e Serviços; Comunicação Social: a Imagem da Instituição e o Relacionamento com a Imprensa; e Implantação do Processo Eletrônico na JT.

O vice-diretor da Enamat, ministro Horácio Raymundo de Senna Pires, foi responsável pelo discurso de encerramento. Ele iniciou enaltecendo o slogan da Enamat “Quando a Justiça vai à Escola”, lembrando sobre a importância de se manter em constante atualização quanto às novas ferramentas oferecidas pela Justiça para auxiliar o juiz em suas tarefas, bem como na preparação inicial para os que ingressam na magistratura trabalhista.

O ministro lembrou, também, que até pouco tempo a administração de tribunais era totalmente entregue aos servidores, mas hoje são os juízes que administram as Varas e TRTs. “A importância desse curso que encerra é justamente essa: ensina a administrar e não delegar”, disse ele.