3º Curso de Formação Continuada em Administração de TRT – 2 a 6 de maio de 2011

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizou de 2 a 6 de maio de 2011o 3º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunal Regional do Trabalho. Participaram do curso 53 desembargadores que ocupam os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor regional nos TRTs, com exceção dos tribunais trabalhistas da 3ª e da 12ª regiões.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, representando o presidente, ministro João Oreste Dalazen, do diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Banjamim Zymler, que proferiu a aula inaugural. A solenidade contou, ainda, com a presença de ministros do TST.

Segundo o diretor da Enamat, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, o curso tem a finalidade de contribuir para a formação do magistrado na atividade complexa de administrar tribunais, contribuir com a aprendizagem em temas especialíssimos e proporcionar conhecimentos e habilidades da atividade da magistratura.

Na aula inaugural, o Presidente do TCU, Ministro Benjamim Zymler, tratou do tema O controle da administração pública pelo Tribunal de Contas da União. O Ministro Aloysio Corrêa da Veiga falou sobre a preocupação com a gestão da coisa pública e com a eficiência na prestação jurisdicional e o desembargador Flávio Portinho Sirangelo, do TRT da 4ª Região, tratou do tema Administração Judiciária. Os demais temas foram: Gestão de Pessoas no Poder Judiciário; Planejamento Estratégico na Justiça do Trabalho; Contratação de Bens e Serviços – Peculiaridades do Poder Judiciário Trabalhista; Lei de Responsabilidade Fiscal – limites, relatórios e principais obrigações do Poder; Administração Orçamentária e Financeira – Aspectos Relacionados a Trâmites Orçamentários e Execução Financeira na Justiça do Trabalho; Comunicação Institucional – a imagem da instituição perante a sociedade; Estrutura de Comunicação; Gestão de Crises; Relacionamento com a Imprensa; e Aspectos Práticos do Relacionamento com a Imprensa. O Vice-Diretor da Enamat, Ministro Horácio Raymundo de Senna Pires fez o encerramento do Curso.Â