Congresso internacional da Justiça do Trabalho vai debater as relações de Trabalho na sociedade contemporânea em março
Congresso internacional da Justiça do Trabalho vai debater as relações de Trabalho na sociedade contemporânea em março
O evento ocorrerá de 2 a 4 de março, no Tribunal Superior do Trabalho. As inscrições já estão abertas.

21/1/2025 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai sediar, de 2 a 4 de março, o Congresso “Diálogos Internacionais: Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea, que reunirá especialistas do Brasil e do mundo para debater os principais desafios das relações de trabalho neste século.
O congresso será no Plenário Arnaldo Süssekind, do TST, em Brasília. As inscrições já estão abertas e são exclusivas para participação presencial.
Inscreva-se! Participe!
Programação
A programação prevê debates sobre questões como automação, precarização do trabalho e os impactos das novas tecnologias. O congresso tem como objetivo promover uma discussão com abordagem transdisciplinar e colaborativa para a construção de soluções diante das transformações do mundo do trabalho.
Os palestrantes serão divulgados em breve, mas, entre as temáticas abordadas, estão:
- Modelos de Jurisdição Trabalhista na Perspectiva Internacional Comparada;
- A “Pejotização” em Perspectiva Interinstitucional: Impactos Éticos, Tributários e Sociais;
- Direito Coletivo, Liberdade Sindical e Novas Formas de Trabalho;
- Relações de Trabalho Contemporâneas: Análises a partir de Evidências;
- Inteligência Artificial, Gestão Algorítmica e o Futuro das Profissões/Ocupações;
- O Desafio da Regulamentação do Trabalho Plataformizado e seus aspectos econômicos; e
- A Indivisibilidade dos Direitos e a Proteção do trabalho da mulher e suas interseccionalidades.
Ação conjunta
Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o Congresso Internacional Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea é uma parceria da Enamat com o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento é voltado a magistrados e magistradas da Justiça do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho, advocacia, auditores (as) fiscais do trabalho, representantes de entidades sindicais, trabalhadoras e trabalhadores, além de profissionais e pesquisadores interessados na temática trabalhista.
Serviço
Congresso Diálogos Internacionais: Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea
Data: 2 a 4 de março de 2026
Local: Tribunal Superior do Trabalho, Plenário Arnaldo Süssekind (Bloco B).
Evento presencial. Inscreva-se!
(Sofia Martinello/AJ)
Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269






