Asset Publisher

"Elas Também Pesquisam”: Terceirização sob Perspectiva feminina é tema do 6º episódio do podcast

Projeto valoriza a produção acadêmica de magistradas e servidoras da Justiça do Trabalho. Neste episódio, o papo é com a servidora do TST e professora da UnB Renata Queiroz Dutra. 

Foto de divulgação do podcast com a foto da professora.


14/11/2025 - O 6º episódio do Podcast “Elas Também Pesquisam” já está disponível e traz uma entrevista com a assessora da presidência do Tribunal Superior do Trabalho e professora de Direito do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), Renata Queiroz Dutra.

Nesta edição, Renata traz uma reflexão sobre a terceirização sob uma perspectiva feminista, interseccional e popular, compartilhando sua experiência à frente do projeto de extensão “Formação de Mulheres em Direitos Humanos e Cidadania: Promotoras Legais Populares e Coletivo Madás", da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O projeto originou o artigo “Eles pensam que a gente é invisível: gênero, trabalho terceirizado e educação jurídica popular".

Precarização do trabalho

Além de abordar a realidade das trabalhadoras terceirizadas da limpeza da UFBA, ela apresenta os efeitos da precarização do trabalho, as formas  de resistência e as ações coletivas que impulsionaram experiências de empoderamento dessas mulheres dentro da universidade. 

Ouça e  inspire-se!

Visibilidade 

O podcast “Elas Também Pesquisam” busca dar visibilidade à produção científica de magistradas e servidoras da Justiça do Trabalho. O projeto é uma parceria entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e as Comissões de Gênero e de Raça da Enamat e o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Confira os outros episódios e as demais produções da Enamat no Spotify.

(Nathalia Valente/AJ)

Rodapé de Responsabilidade - Enamat


Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho

Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269