Podcast “Elas Também Pesquisam” estreia nesta sexta (8)
Projeto da Enamat e do CSJT valoriza a produção acadêmica de magistradas e servidoras da Justiça do Trabalho. Primeiro episódio é com a diretora da Enamat, ministra Kátia Magalhães Arruda.

8/5/2025 - A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Magistradas do Trabalho (Enamat) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (9), o podcast “Elas Também Pesquisam”. A produção é uma iniciativa que busca dar visibilidade à produção científica de magistradas e servidoras da Justiça do Trabalho e o primeiro episódio conta com a participação da diretora da escola, ministra Kátia Magalhães Arruda, que compartilha sua trajetória e detalhes de suas pesquisas acadêmicas.
Nesta edição, a ministra fala sobre sua pesquisa a respeito do trabalho de cuidado a partir das interseccionalidades de raça, gênero e classe. Kátia Arruda comenta sobre seus estudos de pós-doutorado realizados na Universidade de Brasília (Unb) sobre o tema “Mulher é para cuidar? o trabalho não remunerado na subjugação do feminino e os preceitos da Convenção 156 da OIT”.
🎧 Ouça agora o episódio de estreia com a ministra Kátia Arruda
Produção científica feminina
A proposta do podcast é apresentar, em formato de entrevista, as pesquisas desenvolvidas por magistradas e servidoras que atuam na Justiça do Trabalho, destacando temas relevantes à sociedade e incentivando a produção científica feminina. O conteúdo é voltado a estudantes de Direito, juristas, pesquisadores e ao público em geral.
Promoção da igualdade de gênero e da diversidade
O podcast é fruto de uma parceria entre as Comissões de Gênero e de Raça da Enamat e o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os episódios serão disponibilizados periodicamente e podem ser acessados na conta da Enamat na plataforma de áudio Spotify.
(Flávia Felix/AJ)
Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269