Sisältöjulkaisija

Comunicação, tecnologia e controle externo marcam formação continuada

Curso aprofunda discussões sobre temas estratégicos para o fortalecimento da Justiça do Trabalho

3/2/2026 - No período da tarde do dia 3, o 11º Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Administração Judiciária apresentou discussões sobre temas estratégicos: comunicação com a sociedade, gestão da tecnologia da informação e a relação do Judiciário com os órgãos de controle externo. As palestras reuniram magistrados, gestores e especialistas e reforçaram a importância de integração, planejamento e transparência na administração judiciária.

O secretário de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Edney José Martins Pereira, destacou em sua palestra que a comunicação é parte essencial da legitimidade institucional do Judiciário. Segundo ele, decisões, prioridades e a forma como a Justiça se comunica impactam diretamente a percepção da sociedade. "A Justiça do Trabalho produz muitas notícias positivas, mas ainda precisa avançar na forma de divulgá-las, utilizando linguagem simples e canais acessíveis ao público", ressaltou Edney, na mesa presidida pela desembargadora do TRT 6 (PE) Nise Pedroso Lins de Sousa.

O secretário também falou sobre a importância de atuar de forma integrada, em rede entre o TST e os tribunais regionais, fortalecendo a presença em rádios, redes sociais e podcasts, além de estratégias para combater a desinformação e lidar com situações de crise de forma preventiva.

Tecnologia da informação e os desafios 

Na sequência, a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Francisca Brenna Vieira Nepomuceno, ministrou a palestra “Tecnologia da Informação e seus Desafios para os Gestores”, sob a presidência do ministro do TST Evandro Valadão. A palestrante destacou a importância de protocolos claros para o tratamento de incidentes cibernéticos e da atuação coordenada entre os tribunais e os órgãos centrais.

Com destaque para o Processo Judicial Eletrônico (PJe), considerado o principal sistema utilizado pela instituição, a magistrada explicou as mudanças trazidas pelas resoluções recentes do CSJT, que alteraram a forma de investimento, gestão de riscos e organização dos sistemas tecnológicos. 

Controle externo e administração judiciária

Encerrando a programação, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia participou da conferência “Controle Externo e Administração Judiciária”, com presidência do ministro do TST Augusto César Leite de Carvalho, que é diretor da Enamat.

Para Anastasia, o controle externo deve ser compreendido não apenas como um mecanismo de fiscalização, mas também como um instrumento de orientação e colaboração para a boa gestão pública. Ele explicou o papel histórico e constitucional do TCU e defendeu uma relação mais próxima e transparente entre o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário. " O diálogo institucional contribui para o uso mais eficiente dos recursos públicos, para a prevenção de falhas administrativas e para o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições. O controle externo pode atuar como aliado na construção de um Judiciário mais eficiente, íntegro e comprometido com o interesse público", frisou.

Curso de Formação Continuada

O evento acontece até esta quarta-feira (4) e é voltado à formação e ao aperfeiçoamento de magistrados e gestores da Justiça do Trabalho e tem como objetivo qualificar a atuação administrativa e institucional dos tribunais, estimulando boas práticas de gestão, inovação e eficiência. A programação segue com outras atividades ao longo do evento, abordando temas ligados à governança, planejamento e modernização do Judiciário trabalhista.

(Flávia Félix/LA)

Rodapé de Responsabilidade - Enamat


Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho

Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269