资产发布器

5ª Reunião do Conselho Consultivo destaca ações implementadas ao longo da atual gestão

Último encontro do colegiado durante a atual gestão destacou avanços em internacionalização, formação e pesquisas institucionais.

Foto da sala de reunião. 6 pessoas sentadas, com telão ao fundo. Ministra falando ao conselho.


9/9/2025 - O Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) se reuniu nesta segunda-feira (9), em Brasília. Entre os temas abordados, estão as ações implementadas ao longo da atual gestão da ministra Kátia Arruda e deliberações sobre o futuro da formação na magistratura do trabalho.

A direção da escola apresentou um balanço das principais iniciativas desenvolvidas, com destaque para os avanços na internacionalização da formação, a ampliação da participação de magistrados(as) nos cursos da Escola, o incentivo à diversidade e o fortalecimento da atuação institucional.

Confira mais fotos da reunião no Flickr da Enamat.

Avaliação da gestão e fortalecimento institucional

A ministra Kátia Arruda destacou os quatro eixos temáticos prioritários da gestão: novas tecnologias, normas internacionais e controle de convencionalidade, direitos humanos e execução e conciliação. Segundo a ministra, esses eixos foram definidos com base em pesquisa realizada com a magistratura e nortearam os cursos e projetos da Enamat.

Também foram relatadas melhorias na comunicação institucional, atualização do portal da Escola, adoção de novas metodologias pedagógicas e avanços na digitalização e gestão de processos internos.

Expansão e diversidade nos cursos

Ao longo da gestão da ministra, a Enamat certificou cerca de 2,8 mil participações em cursos, entre formações presenciais e a distância. Desses, mais de 2 mil foram em cursos de EAD e cerca de 800 em formações presenciais. A taxa média de conclusão dos cursos é de 76,6%, com índice maior nas formações a distância.

A ministra Kátia enfatizou ainda o crescimento da participação de magistrados(as) de diferentes regiões e perfis, especialmente por meio da abertura de editais públicos. "Foi uma gestão marcada pela diversidade de temas e de participantes. Muitos colegas relataram estar participando pela primeira vez de cursos da Enamat, inclusive em atividades internacionais", afirmou.

Pesquisa sobre o perfil dos novos magistrados

Outro destaque da reunião foi a apresentação de dados preliminares da pesquisa sobre o perfil dos aprovados no segundo concurso nacional da magistratura do trabalho. O levantamento mostrou, entre outros pontos, que 79,4% se autodeclararam brancas e 2,1% negra/preta, 3,3% são pessoas com deficiência. 

Saiba mais: Enamat divulga relatório preliminar de pesquisas sobre a magistratura

(Nathalia Valente/AJ)

Rodapé de Responsabilidade - Enamat


Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho

Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269