_78I0283O novo Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizou, na terça-feira (20), a primeira reunião de trabalho. O encontro ocorreu na sede da Escola, em Brasília.

Estavam presentes na reunião o diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello Filho, o vice-diretor, ministro Augusto César Leite de Carvalho, os ministros Walmir Oliveira da Costa, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta, os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), e Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), e o juiz Homero Batista, da 2ª Região (SP).

O ministro Vieira de Mello Filho abriu a reunião agradecendo aos ministros, desembargadores e juiz por aceitaram o desafio em trabalhar como conselheiros na Escola. “Temos estradas diferentes e complementares, o que permite que possamos unir nossos esforços para que tenhamos na Escola a possibilidade de determinarmos uma justiça social no país”, afirmou.

O diretor ressaltou ainda o papel fundamental da Enamat para o desenvolvimento de ações importantes para a sociedade. “Estamos em um momento social, político, econômico, jurídico e institucional muito delicado, e podemos fazer com que a Escola possa ser um grande instrumento para resgatar os valores que a Justiça do Trabalho sempre teve e terá na vida dos brasileiros”, disse o ministro.

Pauta

Entre os assuntos da reunião estavam itens importantes como a situação do 1º Concurso Nacional para a Magistratura _78I9972 Trabalhista, iniciativas em andamento da gestão, realização de seminários, palestras e aulas a distância.

Estiveram presentes também no encontro o presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Guilherme Guimarães Feliciano.  O ministro Vieira de Mello Filho enfatizou a importância da articulação interinstitucional com a Conematra e a Anamatra no desenvolvimento de projetos importantes para a magistratura e para a Justiça do Trabalho.

Posse

_O4A8292O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em sessão extraordinária nesta terça-feira (20), deu posse a três membros do Conselho Consultivo da Enamat: os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), e Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), que representam a segunda instância, e o juiz Homero Batista, da 2ª Região (SP), representante da primeira instância.

(Eduardo Moura/CF)