_O2A0067Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América foi recebida no dia 3 de abril pela direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e por membros de seu conselho consultivo. O ministro Vieira de Mello Filho, diretor da Enamat, recebeu dos diplomatas americanos Kyle Richardson, da Seção Política da embaixada e chefe da delegação, e Frank DeParis, da Seção Econômica, proposta de parceria de intercâmbio que possibilite a juízes brasileiros conhecer o sistema do governo estadunidense para resolução de conflitos trabalhistas e, por outro lado, mostrar como funciona a nossa Justiça do Trabalho.

A parceria pretende viabilizar encontros de trabalho e teleconferências, mas inicialmente não será formalizada por meio de _O2A0051convênio. O ministro Vieira de Mello destacou a importância de conhecer os sistemas de outros países para solucionar conflitos trabalhistas e se comprometeu a levar a proposta ao Conselho Consultivo da Enamat no prazo de 30 dias para que sejam estabelecidos os conteúdos de interesse nesse intercâmbio, visando a buscar o maior proveito dessa colaboração.

Participaram do encontro os ministros Augusto César Leite de Carvalho, vice-diretor da Enamat, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta, membros do Conselho Consultivo da Enamat, e o juiz assessor Giovanni Olsson. Os diplomatas americanos trouxeram material sobre o Federal Mediation Service, órgão do Executivo do governo norte-americano que trata apenas da intermediação de conflitos coletivos, e também receberam informações sobre a Enamat em inglês, espanhol e português e seu Relatório de Atividades 2016-2018.

(LT/CF. Foto: Giovanna Bembom)