Curso EAD

PORTUGUÊS JURÍDICO TRT4 – TURMA 2/2018
 
Inscrições abertas até as 12h do dia 3/9/2018
 
* Para realizar sua inscrição, obter mais detalhes do curso ou acessar a lista de inscritos,
clique aqui ou acesse o Portal VOX > Cursos > Informações e Inscrições
 

Período de Realização: 5/9 a 16/10/2018

Tutora:  Lara Göbhardt Martins Borges Fortes. Licenciada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Direito Administrativo pela LFG – Anhanguera, com artigo intitulado “A concretização do princípio da Publicidade pela simplificação da linguagem”. Foi professora de Inglês em instituições privadas de ensino e revisora de textos no Grupo A, até seu ingresso como servidora no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em 2009. Atualmente, desempenha suas atividades no Núcleo de EaD da Ejud4. É autora e mantenedora da coluna “Na ponta da Língua”, no Portal de Comunicação Interna do Tribunal, onde quinzenalmente dá dicas de Língua Portuguesa e redação jurídica, e autora do Manual de Redação e Padronização de Textos do TRT da 4ª Região, lançado em 2017.

Local: Ejud4On-line

Modalidade: EaD Colaborativo, com participação opcional em fóruns de discussão

Ementa: O curso tem formato colaborativo e está dividido em 4 módulos.

* Módulo 1 – REFLEXÕES A RESPEITO DA LÍNGUA PORTUGUESA: Linguagem, língua, regras básicas do idioma, variedade linguísticas, funções da linguagem.

* Módulo 2 – LINGUAGEM TÉCNICA E OFICIAL: Unidade 1: Linguagem técnica e oficial, redação oficial, clareza, concisão, coerência, substituição de expressões, construção do parágrafo. Unidade 2: Pronomes átonos, colocação pronominal, ambiguidade, paralelismo, comparações, emprego do infinitivo flexionado, uso do gerúndio, pronomes demonstrativos, uso da vírgula antes do “e”, pronomes relativos, orações explicativas e restritivas, uso do “mesmo”. Unidade 3: Pronomes de tratamento, vocativo e fecho para as comunicações oficiais, uso de masculino e feminino em cargos, redação de datas e horas, numeração de documentos, utilização de itálico e negrito, abreviação, grafia de símbolos e siglas.

* Módulo 3 – LINGUAGEM JURÍDICA: Unidade 1: Inadequações habituais na redação de textos técnicos jurídicos. Unidade 2: Verbos frequentes na linguagem jurídica. Unidade 3: Uso de sinônimos e antônimos na linguagem jurídica.

* Módulo 4 – SIMPLIFICANDO A LINGUAGEM JURÍDICA: Linguagem e poder, o papel do agente público, linguagem técnica e rebuscamento, reflexões sobre o “juridiquês”.

Carga-Horária: 30 horas-aula

Público-alvo: Magistrados e Servidores do TRT4, lotados prioritariamente na área judiciária.

Nº de vagas/participantes: 150

Avaliação: Ao final de cada unidade são disponibilizados exercícios de fixação, sem cômputo de nota. Ao final de cada módulo, o aluno deverá preencher o questionário de Avaliação de Aprendizagem, perfazendo o total de 4 questionários objetivos. Ainda, em cada módulo o aluno terá acesso a fórum de discussão sobre os temas tratados, de participação opcional e sem cômputo de nota.

Certificação: Condiciona-se ao atingimento de, no mínimo, 70 pontos na média dos 4 questionários de Avaliação de Aprendizagem, e ao preenchimento da Avaliação de Reação, no ambiente do curso.  

Adicional de Qualificação (para Servidores): Válido para todos os cargos do TRT4

OBSERVAÇÕES:
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.