Dois cursos online direcionados ao desenvolvimento de habilidades de escrita estão com as inscrições abertas. Promovidos pela Ejud5 e disponibilizados pelo Instituto Educere, oferecem 100 vagas cada um, distribuídas entre magistrados e servidores na seguinte proporção: para o curso de Português Jurídico, 50 vagas se destinam a magistrados e outras 50 a assistentes e assessores; no caso do curso de Português para Instituições Públicas, são concedidas 50 vagas a servidores lotados no interior e mais 50 vagas para servidores lotados na capital. Em ambos os casos, há a possibilidade de remanejamento das vagas não preenchidas.

As formações ocorrerão por meio de videoaulas gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Educere, têm duração de seis semanas – o correspondente a 60 horas-aula – e serão ministradas por Marcelo Whately Paiva, Mestre em Linguística pela Universidade Aberta de Lisboa e coordenador de cursos de pós-graduação a distância nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística, Português Jurídico e Revisão de Texto na Universidade de Taubaté e na AVM. O instrutor também é pós-graduado em Direito Público e autor de 47 livros relacionados ao uso do idioma com ênfase em instituições públicas.

Importante: ao se inscrever, o participante assume a obrigação de ressarcir ao Regional o valor de R$160,00 (cento e sessenta reais), correspondente a cada uma das licenças adquiridas, caso não logre aproveitamento. O ressarcimento se dará mediante desconto em folha de pagamento.

Os candidatos a uma vaga deverão, obrigatoriamente, preencher formulário de inscrição e assinar termo de compromisso, que podem ser acessados pelo link: https://goo.gl/forms/XPx3pTleyf6RttME3. O período de inscrições vai de 14 a 23 de setembro, e a lista dos contemplados será divulgada oportunamente, após preenchidas as vagas ou até o dia 24 de setembro, na página da Escola Judicial, dispensando-se, assim, a resposta individual por e-mail.

As aulas têm início provável em outubro. Confira o conteúdo programático dos cursos:

Português Jurídico

01. A importância da linguagem na atividade jurídica;
02. Padronizações e normatizações;
03. Linguagem jurídica;
04. Conceito e estrutura de decisões judiciais;
05. Princípios de um texto adequado;
06. Diferentes estruturas (pensamento dedutivo, indutivo, etc);
07. Organização do pensamento;
08. Lógica da argumentação;
09. Ementas jurisprudenciais;
10. Linguagem técnica.

Português para Instituições Públicas

01. Comunicação e linguagem;
02. Noções de interpretação e produção textual;
03. Principais dúvidas de concordância;
04. Principais dúvidas no uso de conectivos;
05. Principais dúvidas no uso de pronomes;
06. Principais dúvidas no uso de vocabulário;
07. Crase;
08. Pontuação