A abertura das atividades contou com a presença do  vice-diretor da escola, ministro Douglas Alencar.

Ministro Douglas Alencar na abertura do curso.

Ministro Douglas Alencar na abertura do curso.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizou nesta segunda-feira (4/4), a aula inaugural do 2º Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Conciliação e Mediação para Magistrado Supervisor e Coordenador dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) na Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus – módulo prático.

Transformação

Na abertura do evento, o vice-diretor da Enamat, ministro Douglas Alencar, destacou a importância desta capacitação, oferecida tanto pela Enamat quanto pelas Escolas Judiciais, como um dos requisitos essenciais para os magistrados que irão atuar nos Cejuscs.

“O sistema de justiça não pode apenas ser confundido com o Poder Judiciário. Neste sentido, empreendemos todos os esforços para qualificar os magistrados e servidores para esta importante missão de gestão que envolve as atividades de conciliação e mediação”, disse. ”Não tenho dúvidas de que todos sairão com uma ampla visão da solução negocial pacífica e consensual dos conflitos, que resultará, também, na transformação pessoal e profissional sem precedentes”, concluiu.

Carga horária 

Com 70 magistrados inscritos, a formação vai até junho na modalidade de Educação a Distância e em encontros telepresenciais, entre 4 de abril e 24 de junho. Serão  60 horas/aula,  com  carga horária de 20 horas de atividades síncronas e 40 horas assíncronas.

Cada tutor será responsável por um grupo formado por 10 alunos magistrados. Para aprovação, é necessário o cumprimento de 60 horas de atividade prática e conceito suficiente atestado pelo tutor

(AM/AJ)