Logotipo do TRT4

PROJETO VISÃO DO FUNCIONAMENTO E FORMAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DO TST – DIREITO PROCESSUAL: OBSERVÂNCIA DOS PRECEDENTES VINCULANTES
Não é necessária inscrição prévia
Data: 06/05/2022 (6ª-feira).
 
Horário: 10h30min às 12h.
 
Local: Canal da EJud4 no YouTubeInscreva-se no canal e ative o sininho das notificações para receber um aviso sempre que novos conteúdos forem publicados.
 
Modalidade: Telepresencial.
 
Palestrante: Alexandre Luiz Ramos, Ministro do TST. Doutor em Direito do Trabalho.
Mediador: Cesar Zucatti Pritsch, Juiz do TRT4. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho.
 
Conteúdo Programático: O sistema de precedentes, conceito e pressupostos: princípios constitucionais da segurança jurídica, da legalidade e da liberdade. Instrumentos de aplicação dos precedentes: tutela de evidência, julgamento antecipado do mérito, improcedência liminar do pedido e ação rescisória. Os precedentes com efeito vinculante e eficácia “erga omnes” das decisões do STF: inexigibilidade do título judicial (coisa julgada inconstitucional) e prazo especial para ação rescisória. As teses fixadas na ADI 2418 e nos Temas 733 e 360 da repercussão geral. Os principais temas vinculantes do STF. A reclamação constitucional: como e quando usar. A função dos tribunais superiores. O julgamento dos recursos excepcionais e sua função uniformizadora e paradigmática. O cabimento do recurso de revista e dos embargos de divergência. As decisões das turmas do TST e da SbDI-1 tem efeito vinculante? As súmulas e OJs superadas pela reforma trabalhista.
 
Carga horária: 1,5 hora-aula.
Público-alvo:
a) Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4.
b) Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs.
c) Público externo.
Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes.
Como acessar o evento ao vivo: Diretamente no canal da EJud4 no YouTube, na data e horário indicado, e clicar na transmissão.
 

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DO TRT4:

 
Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRTdurante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo*:
– faça o seu login com usuário e senha de rede no sistema EJudTRT;
– na tela de “Inscrições” > “Inscrições abertas” >  identifique o curso do qual esteja participando;

– clique em “Solicitar Inscrição”;

– preencha o formulário e conclua a inscrição.

A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.
 
Avaliação e Certificação: Terão direito à certificação magistrados/as, servidores/as e estagiários/as que acompanharem o painel (ao vivo), registrarem a frequência (conforme orientações acima) e preencherem as avaliações, conforme prazo e orientações que serão enviadas ao e-mail institucional após o evento.
 
Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo novo Sistema EJudTRTconsulte o tutorial disponível aqui.    

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DE OUTROS REGIONAIS E USUÁRIOS/AS EXTERNOS: 

 
Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRTdurante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo**:
– acesse o sistema EJudTRT;
– clique no link “não tenho cadastro”;

– preencha as informações ali solicitadas e crie uma senha para o primeiro acesso;

– salve as informações;
– informe o CPF e a senha criada para realizar o login;
– na tela de Inscrições > “Inscrições abertas” >  identifique o curso do qual esteja participando;
– clique em “Solicitar Inscrição”;

– preencha o formulário e conclua a inscrição.
A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.  
Avaliação e Certificação:
– Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs:  Após a conclusão da atividade, a EJud4 enviará a relação de participantes que tenham feito a inscrição pelo sistema às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.
– Público externo: Não haverá certificação.
 
** Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo novo Sistema EJudTRTconsulte o tutorial disponível aqui.
 
Adicional de Qualificação (para servidores/as): Válido para todos os cargos do TRT4.
 
OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.
***
Na ocasião, também acontecerá o lançamento do e-book Estudos sobre LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018 – Doutrina e Aplicabilidade no Âmbito Laboral.
banner do evento