No mês de maio, a Escola Judicial do TRT da 8ª Região (EJUD8) iniciou as reuniões dos Grupos de Estudo 2023. O projeto reúne magistradas(os) e servidoras(es), da sede e de fora da sede, e dá protagonismo ao discente em seu processo de aprendizagem, além da oportunidade de aprofundamento em temas de interesse com foco na realidade regional.

“Nós estamos aqui aprendendo juntos sobre inovação aplicada no poder judiciário, além de trocar ferramentas e tarefas no judiciário”, com essas palavras o desembargador Walter Roberto Paro, coordenador do Laboratório de Inovação do TRT-8 deu as boas vindas a todos que participavam da reunião online do grupo de estudos da EJUD-8 voltado para a temática da inovação, realizada no último dia 31 de maio.

Durante a reunião foram expostos temas como Inteligência Artificial e ações inovadoras do TRT como grupos de estudo, ação de empregabilidade e diversidade, implantação dos Pontos de Inclusão Digital no Amapá em parceria com a Defensoria Pública do Amapá e a Interação com os Laboratórios de Inovação da região.

Na reunião do grupo sobre Trabalho Tecnológico, coordenado pelo Juiz do Trabalho Océlio de Jesus Carneiro de Morais, foram definidos os temas que irão compor as atividades, assim como os debatedores e os expositores respectivos. No próximo dia 30 de junho, por exemplo, o grupo debaterá a “Sociedade cêntrica tecnológica — como a sociedade mundial está caminhando em termos de proteção do trabalho humano (Niklas Luhmann)?”. O expositor será o Juiz Océlio Morais e o debatedor será o servidor Eduardo Bertoche Gryzagoridis.

Ao todo, foram criados 5 grupos de estudo pela EJUD-8, com duração de seis meses e com reuniões mensais. Ao final, a escola fará um grande evento de apresentação de resultados e receberá os trabalhos de conclusão de cada grupo para disponibilizar a todo o regional.

Participam dos grupos magistradas(os) e servidoras(es) dos dois estados jurisdicionados (Pará e Amapá).

Os temas dos grupos de 2023 são:

– Acidentes de trabalho por equiparação na jurisprudência do TRT8

– Saúde e adoecimento de Juízes e Servidores na Justiça do Trabalho

– Inovação aplicada ao Poder Judiciário: novas tecnologias e o papel do LIODS-TRT8

– Os CEJUSC´s da Justiça do Trabalho e as suas perspectivas

– Trabalho tecnológico e os desafios da Jurisdição Trabalhista

Fonte: ASCOM TRT8/EJUD8