A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) encerrou na sexta-feira (27) seu primeiro curso realizado totalmente a distância. O Curso de Formação de Formadores em Administração de Varas do Trabalho reuniu, virtualmente, juízes de primeiro e segundo graus de vários locais do País. Durante dois meses, eles acessaram quase que diariamente o ambiente virtual da Escola para participar das diversas atividades – salas de estudo, chats, fóruns etc. – que servem de ferramenta para a educação a distância.

“Estamos acostumados a aprender com textos, as a comunicação entre as pessoas tem mudado, e com isso também a forma de aprendizagem”, observou o diretor da Enamat, ministro Barros Levenhagen, ao encerrar o curso, por meio de uma transmissão ao vivo pela Internet. “Nossa proposta é investir na produção do conhecimento por meio de uma ferramenta ainda pouco utilizada.” O ministro Levenhagen lembrou que o mundo está aprendendo de forma mais ágil e rápida, e os vídeos disponibilizados em redes sociais e sites especializados têm sido uma das principais formas de geração e divulgação do conhecimento. “Todos nós precisamos nos adaptar a isso”, afirmou.

Na estrada

A maioria das atividades do curso é realizada de forma assíncrona, ou não-simultânea: os alunos acessam o ambiente virtual nos horários que lhe são mais convenientes. Para o encerramento, entretanto, os coordenadores propuseram uma “reunião virtual” por meio de um chat online, simultânea à transmissão da mensagem do ministro Levenhagen.  “Estou na estrada, no interior do Sergipe, e parei num posto da Polícia Rodoviária para assistir e participar”, disse, pelo chat, o juiz Alexandre Manuel Rodrigues Pereira.  “É incrível como a tecnologia nos permite trafegar entre o mundo real e o virtual sem que percebamos diferenças tão marcantes”, disse a juíza Carolina Bertrand Rodrigues Oliveira, de Alagoas.

O juiz Ricardo Fioreze, responsável pelo conteúdo e tutor do curso piloto, comunicou-se com seus alunos diretamente do Rio Grande do Sul. “Não tenho dúvidas quanto ao êxito da experiência, que decorre da intensa e qualificada participação de vocês, com conhecimentos e experiências que contribuíram sobremaneira para o aperfeiçoamento do curso”, escreveu. De Campinas, o desembargador José Antônio Pancotti afirmou que o encerramento “foi o coroamento de um trabalho que envolveu um grupo magnífico de colegas, que não mediram esforços para atingir os objetivos propostos pela Enamat”.

Os participantes do curso piloto atuarão, a partir do dia 13 de setembro, como tutores e moderadores de 20 novas turmas que farão o mesmo curso de administração de Varas do Trabalho. Eles fizeram, em maio, o Curso de Formação de Formadores em Ensino a Distância promovido pela Enamat, e a participação no curso piloto foi uma etapa do processo de formação: a experiência adquirida como alunos será útil no desempenho de seu novo papel – o de multiplicadores do conhecimento.

(Carmem Feijó)

IMG_0358