O jurista Dalmo de Abreu Dallari ministrou ontem (31) palestra na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em Brasília, para uma turma de 46 juízes que participam do 9º Curso de Formação Inicial da Escola. Dallari tratou do tema “Ética e Poder Judicial na Sociedade Contemporânea”, que considera fundamental. “Acredito no Direito e na Justiça, e o que proponho é uma reflexão em voz alta sobre uma temática que será extremamente importante no desempenho de suas funções de juiz.”

O professor emérito da Faculdade de Direito da USP participa dos Cursos de Formação Inicial da Enamat há várias edições, sempre abordando a questão da deontologia profissional da magistratura. Ao fim de sua palestra, ele recebeu do diretor da Escola, ministro Barros Levenhagen, a Medalha Honra ao Mérito, pelos serviços prestados à formação e ao aperfeiçoamento da magistratura trabalhista. “O professor Dallari é uma enciclopédia viva do movimento de redemocratização do País, um dos grandes artífices da Constituição de 1988”, afirmou.

Ao agradecer, Dallari lembrou que a homenagem mostra sua sintonia de valores com a Enamat. “Estamos identificados, e trabalhamos pelo mesmo objetivo, que é a criação de uma sociedade justa, a proteção e a promoção da dignidade da pessoa humana”, observou. “Vocês não vêm aqui apenas aprender formalidades jurídicas, vocês recebem um despertar de consciência e um estímulo para trabalhar pela Justiça”, disse aos alunos.

(Carmem Feijó)