2º Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância – 28 de março a 6 de maio de 2012

O 2º Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) teve início no dia 28 de março. A primeira fase, presencial, contou com 11 horas de duração, e ocorreu nas dependências da Enamat. A segunda fase, com 29 horas, foi realizada a distância, no ambiente virtual Moodle, no período de 30 de março a 6 de maio.

O objetivo foi treinar os 45 alunos para atuarem como professores de cursos on line promovidos pela Enamat e pelas Escolas Judiciais dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A Turma foi composta por desembargadores, juízes titulares e juízes substitutos da Justiça do Trabalho, e convidados da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) e do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ).

Na fase presencial os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as teorias de aprendizagem, o ambiente de aprendizagem Moodle e participar das oficinas. A fase a distância incluiu aulas de Introdução à Educação a Distância (EaD), Mediação on-line, Recursos Tecnológicos Aplicados em EaD e duas avaliações.

O curso foi ministrado por professores especialistas em EAD e servidores da Enamat que desenvolveram e gerenciaram a plataforma na Escola. Os alunos foram capacitados a distinguir os elementos que compõem os processos de ensino e aprendizagem em Educação a Distância; utilizar os conceitos de mediação e as ferramentas necessárias à sua prática, e analisar o funcionamento de recursos tecnológicos aplicados na Educação a Distância.

Plano de Aprendizagem
Programação