Asset-Herausgeber

Enamat lança novas publicações da coleção de estudos, e-book e apresenta pesquisa sobre as dificuldades na carreira de magistradas 

Obras destacam os impactos das tecnologias no mundo do trabalho e e-book relaciona o Direito do Trabalho aos Direitos Humanos.

Foto de vários exemplares do volume 17 da Coleção de Estudos da Enamat.

 

26/9/2025 - A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizou, nesta quarta-feira (24), a cerimônia de lançamento de duas novas publicações da coleção Estudos Enamat, de um e-book e a da pesquisa “Dificuldades na Carreira de Magistradas 2025”. Também foi apresentado um balanço da gestão da ministra Kátia Magalhães Arruda, que se encerra em outubro.

Mundo do Trabalho na nova era digital

A escola lançou os volumes 16 e 17 da coleção Estudos Enamat, que reúnem artigos sobre plataformas digitais, subordinação e novas formas de trabalho na economia digital, além de análises sobre novas tecnologias, inteligência artificial e seus reflexos no mundo do trabalho. 

Os livros abordam temas como direito à desconexão, governança algorítmica, riscos de discriminação digital e renda mínima universal vinculada ao avanço tecnológico. Confira:

Acesse toda a coletânea da Coleção de Estudos da Enamat.

Direito do Trabalho como Direitos Humanos

Também foi lançado o e-book “Direito do Trabalho como Direitos Humanos”, elaborado pelos grupos de estudo das Comissões de Raça e de Gênero da Enamat. A obra analisa decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos sob a perspectiva de raça e gênero, reforçando a importância do controle de convencionalidade no Judiciário brasileiro. O material será distribuído a universidades de todo o país.

Acesse a íntegra do e-book “Direito do Trabalho como Direitos Humanos”.

Dificuldades na carreira de magistradas

Outro destaque foi a apresentação do relatório da pesquisa “Dificuldades na Carreira de Magistradas 2025”, que amplia estudo iniciado em 2019. O levantamento mostra que ainda existem grandes desafios para a conciliação entre vida profissional e responsabilidades domésticas, além de registrar percepções sobre saúde física e mental, maternidade, violências e discriminações sofridas por magistradas.

Confira o relatório completo.

Ministra falando no púlpito par os presentes  Balanço da gestão

A ministra Kátia Magalhães Arruda, diretora da Enamat, agradeceu a colaboração de magistrados, servidores e pesquisadores que participaram da gestão. Ela destacou a dedicação da equipe responsável pelas áreas de pesquisa, formação e pelas comissões de Raça e Gênero.

Segundo a ministra, sua gestão, iniciada em outubro de 2024, foi marcada por desafios, mas também por conquistas significativas. Segundo ela, com os novos lançamentos e a consolidação de projetos de pesquisa, a Enamat reforça sua missão de produzir conhecimento, promover reflexão crítica e contribuir para políticas judiciárias baseadas em evidências, sempre com foco na dignidade humana e nos direitos fundamentais no mundo do trabalho. 

“Fortalecemos a pesquisa, a internacionalização da escola, a formação continuada e, sobretudo, a sensibilidade social que caracteriza a Enamat”, disse. “Esse trabalho coletivo é que permitiu alcançar tantos avanços”, completou. 

A cerimônia contou com a presença de ministras e ministros do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadores, juízes e pesquisadores.

Confira mais fotos do evento no Flickr da Enamat.

(Flávia Felix/AJ)

Rodapé de Responsabilidade - Enamat


Conteúdo de Responsabilidade da
ENAMAT - Escola Nacional de Formação
e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho

Email: enamat@enamat.jus.br
Telefone: (61) 3043-4269