A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho comemora dez anos de existência e promoveu hoje (22/9), em Brasília, o Seminário Comemorativo dos 10 anos da Enamat.

DSC00888

O primeiro painel do dia abordou as quatro Escolas Nacionais e seus modelos de formação de magistrados. Coordenado pela Diretora da Enamat, Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o painel contou com a participação do Vice-Presidente do STJ, Ministro Humberto Eustáquio Soares Martins (ex-Diretor da Enfam), do Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar (Enajum), Ministro José Barroso Filho, e do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Doutor Fábio Lima Quintas.

DSC00923

O Ministro Humberto Martins (STJ) discorreu sobre a missão constitucional da Enfam, falou sobre a importância das Escolas da Magistratura no Brasil e sobre os objetivos da formação profissional dos juízes.

DSC00932

O fortalecimento da cidadania foi tratado pelo Doutor Fábio Quintas, que destacou a parceria das Escolas com instituições importantes, como a UNICEF, e apresentou as principais diretrizes da EJE para a formação de magistrados e de servidores.

O Ministro José Barroso prestou homenagem à Enamat e expôs questões fundamentais sobre educação, destacando contribuições importantes de educadores, filósofos e pacifistas. Citou, entre outros, Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”.

O Ministro focalizou ainda temas como ética da razão solidária, zona de desenvolvimento proximal, saberes e competências e finalizou fazendo referência à poeta Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

DSC00957

DSC00964

Waleska Maux/Enamat