As aulas virtuais para os 60 novos magistrados aprovados no Concurso Nacional Unificado começam na próxima segunda-feira (3)

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promoverá, de 3 a 28 de maio, o 27º Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI). Por conta da pandemia, a turma, composta por 60 magistrados aprovados no 1º Concurso Público Unificado para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho, acompanhará as aulas de forma remota. 

A abertura do curso será realizada na próxima segunda-feira (3), às 10h, e contará com a presença da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, e da diretora da Enamat, ministra Dora Maria da Costa. Em seguida, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, fará a palestra de abertura com o tema “Transformações do Direito Contemporâneo”.

Conteúdo

Na formação, os magistrados terão aulas e oficinas sobre diversos temas relacionados à magistratura do Trabalho, como negociação, conciliação e linguagem jurídica, jurisprudência, reforma trabalhista, administração de Vara do Trabalho, entre outros. 

Com a adaptação da Justiça do Trabalho aos avanços tecnológicos, os magistrados também terão palestras e oficinas sobre Direito Digital, uso de ferramentas digitais, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a produção e análise de provas por meios digitais.

Confira a programação completa do 27º Curso  Nacional de Formação Inicial.

Magistrados

Os 60 novos juízes do trabalho tomarão posse nesta sexta-feira (30/4), nos Tribunais Regionais do Trabalho. Dois integrarão o quadro do TRT da 1ª Região (RJ); um no TRT da 3ª Região (MG); 14 no TRT da 8ª Região (PA/AP); nove no TRT da 11ª Região (MA); 19 serão empossados no TRT da 14ª Região (RO/AC) e cinco tomarão posse no TRT da 16ª Região (MA). Além desses, oito ficarão lotados no TRT da 23ª Região (MT) e dois serão empossados no TRT da 24ª Região (MS).

(Andrea Magalhães/AJ)