O curso abordou princípios para evitar vícios e boas práticas para facilitar compreensão por parte do público.

Professor Antonio Gidi.

Professor Antonio Gidi.

Mais de 40 juízas e juízes do Trabalho participaram, na tarde da última sexta-feira (2/9), do Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Redação Jurídica. A capacitação, promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), foi ministrada pelo professor Antonio Gidi, da Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse, de Nova Iorque, e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (PPGD-UFBA).

Ao representar a direção da escola, o juiz auxiliar da direção da Enamat, Platon Teixeira de Azevedo Neto, destacou a relevância da informação para tornar a Justiça do Trabalho cada vez mais acessivel. “Pelo importante papel exercido por juízas e juízes do Trabalho, é relevante que se faça uma boa comunicação e, portanto, que se faça uma boa redação.”, disse. “Por essa razão, a Enamat oferece esse curso”, concluiu.

O curso ocorreu em formato telepresencial, com participação de juízas e juízes de diferentes regiões do Brasil.

“Juridiquês”

Na capacitação, o instrutor abordou tópicos como estilo, forma, estrutura, coesão, voz e revisão dos textos produzidos no âmbito da Justiça do Trabalho. Indicou princípios, boas práticas e dicas para uma redação jurídica mais clara. “O problema da linguagem jurídica é que muitas vezes ela fica prolixa, imprecisa, na forma indireta, na forma passiva. Isso faz parte do juridiquês, que leva a pessoa a precisar decodificar o texto. O importante é comunicar a mensagem de forma concisa, clara, simples e vigorosa”, disse.

O professor também chamou a atenção para a necessidade de se redigir pensando na compreensão e assimilação do conteúdo por parte do leitor.

(NP/AJ)