Durante o evento, o diretor da escola, ministro Mauricio Godinho Delgado, reforçou  a importância e a continuidade do entrosamento entre as escolas judiciais da Justiça do Trabalho.

Mesa de abertura do encontro. (Foto: Felipe Sampaio - Secom/TST)

Mesa de abertura do encontro. (Foto: Felipe Sampaio – Secom/TST)

O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Mauricio Godinho Delgado, abriu, nesta quarta-feira (30), a primeira reunião na sua gestão do Sistema Integrado de Formação de Magistrados (SIFMT). Para o ministro,  o SIFMT tem se mostrado uma ferramenta eficiente por permitir uma integração importante entre a Enamat, as escolas judiciais e os diversos projetos desenvolvidos. 

Segundo o ministro Godinho, estão previstas a apresentação e aprovação de 21 ações que devem ser implementadas ao longo do biênio 2022/2024. “Dando continuidade às gestões anteriores, queremos reforçar o espaço de total liberdade e entrosamento que os gestores das escolas judiciais continuarão a ter para apresentar suas críticas e ponderações e, assim, continuarmos aperfeiçoando o nosso trabalho. Este é o sentido desta primeira reunião”, destacou.

Potencializar

De acordo com o juiz auxiliar da Enamat, Bruno Alves Rodrigues, outro ponto importante da reunião é a oportunidade de se fazer um diagnóstico sobre a funcionalidade da rede de escolas. “Pedimos relatórios gerenciais que dizem respeito a estrutura das escolas e os convênios vigentes. Queremos dinamizar e potencializar o uso do sistema integrado na capacitação e formação de magistrados e servidores”, explicou.

Pauta

Na pauta ainda previu a apresentação de sugestões das escolas Judiciais sobre tabela de competências; novas regras de frequência integral e aplicabilidade aos cursos à distância e intercâmbio profissional; a  adoção do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero no âmbito do Poder Judiciário em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros assuntos .

(Andrea Magalhães/AJ)