Posse da nova direção da EJUD8

Cerimônia concorrida marcou a posse da nova administração da Ejud8, que tem diretora e vice-diretor nascidos no mesmo município marajoara.

Com a missão de combater a evasão e trazer os magistrados para dentro da escola judicial, tomou posse na última quarta-feira, 7 de dezembro, a nova diretoria para o biênio 2022-2024 da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª  Região (PA/AP). A solenidade ocorreu no hall da galeria dos diretores da Ejud8, localizada no 12º andar do Fórum Trabalhista de Belém.

“A minha vida é ultrapassar desafios! E aqui estou firmando um compromisso pessoal com a instituição em dar continuidade ao que vem sendo desenvolvido na Ejud8”, destacou a desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, nova diretora da Escola Judicial.

Junto com a desembargadora Francisca Formigosa, tomaram posse o juiz do Trabalho Otavio Bruno da Silva Ferreira, como vice-diretor, e os conselheiros Consultivos e de Programas para o 1° e o 2° Graus, os desembargadores Luis José de Jesus Ribeiro, Walter Roberto Paro e Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, os juizes do Trabalho Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, Bianca Libonati Galucio e Avertano Messias Klautau.

A desembargadora é natural do rio Urucuzal, meio rural de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, e durante o seu discurso lembrou do seu ingresso na educação básica e superior e como isso a preparou para o futuro. “Com muita dificuldade aprendi a ler aos 3 anos, mas não tinha condições de frequentar a escola, porque ficava do outro lado do rio, e, como era criança, não tinha como me locomover até o local, e essa era a única escola existente na margem do rio Urucuzal. Essa dificuldade inicial me preparou para todos os desafios. Um desafio de terminar o ensino primário, depois o curso de ciências humanas, e ingressar na universidade”, refletiu.

A Resolução nº 68/2001 do TRT-8 Institui a Ejud8, que tem a finalidade de promoção, formação e aperfeiçoamento dos magistrados do Trabalho da 8ª Região, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem e pesquisa nas diversas modalidades educativas e estratégias didático-pedagógicas, alinhadas às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).

O presidente do TRT da 8ª Região, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, falou da atuação da administração do Tribunal em conjunto com a Escola Judicial para ajudar no enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem dos magistrados. “Quero deixar o registro do alinhamento da direção do Tribunal com tudo aquilo que foi falado: na necessidade de capacitarmos melhor os nossos magistrados, de fornecer, cada vez mais, elementos para que nossa ação seja voltada para a valorização do ser humano e, acima de tudo,  do princípio que realça a dignidade da pessoa humana. Sei bem o desafio que vossa excelência, desembargadora Francisca Formigosa, e os demais integrantes do corpo diretivo terão nos próximos anos”, destacou o presidente do TRT-8, que já esteve à frente da direção da Ejud8.

“Uma escola não tem sentido se não exercer o seu papel pedagógico e, ao mesmo tempo, beneficiar a todos. Então, estamos nessa ‘navegação’ todos nós magistrados, como também estão os servidores da escola e do Tribunal, e todos aqueles que de forma compromissada e responsável querem embarcar nesta nossa canoa e que possam ir sonhando conosco  para atingirmos os nosso objetivos institucionais, que são os mais elevados”, destacou o ex-diretor da escola, desembargador Walter Roberto Paro.

Oriundo de escola pública da cidade de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, a mesma na qual nasceu a nova diretora da Ejud8, o juiz do Trabalho Otavio Bruno da Silva Ferreira tinha o sonho de se tornar professor e assim contribuir com o desenvolvimento educacional da sua cidade, pois acredita na educação transformadora, e foi exatamente na magistratura que tornou-se vice-diretor da Escola Judicial. “É com grande alegria que assumo o cargo de vice-diretor da escola Judicial para poder, junto com a desembargadora Formigosa, dar continuidade nos trabalhos de direções tão exitosas que passaram por aqui, sei da importância da escola para a formação das pessoas. Os desafios que se iniciam hoje serão tratados com responsabilidade, seriedade, compromisso e dedicação”, destacou.

Uma das atribuições da EJUD8 é promover a formação e desenvolvimento continuado dos magistrados, do TRT da 8ª Região, com a realização de cursos, seminários e estudos no campo das ciências jurídicas e sociais, com especial ênfase no Direito do Trabalho, no Processo do Trabalho e na Transformação Digital, Pesquisas e outras atividades de ensino, edições e publicações, bem como a participação em encontros regionais, nacionais e internacionais para debate de questões relativas às atividades afetas à entrega da prestação jurisdicional e ao papel social da Justiça do Trabalho.

 Fonte: ASCOM/TRT8