A juíza titular Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, da 15ª Região (Campinas /SP) e o juiz titular Antonio Umberto de Souza Júnior, da 10ª Região (DF e Tocantins) foram os candidatos selecionados para as bolsas de estudos e participarão do curso de Formation des Formateurs, que ocorrerá em Paris, de 21 a 31 de maio deste ano.

Ana Cláudia é juíza do trabalho desde 1996 e atualmente é titular da 4ª Vara de Trabalho de Bauru (SP). Estudou francês, inglês e espanhol e tem mestrado em Direito Constitucional.

O juiz Antonio Umberto, diretor do Foro Trabalhista de Brasília, ingressou na magistratura em 1993. Foi professor de francês da Aliança Francesa de Goiânia, integrou a vice-coordenação da Escola Judicial do TRT-10 em diversas gestões e integra atualmente seu Conselho Editorial.

As duas bolsas foram oferecidas pela Escola Nacional da Magistratura Francesa, por intermédio da Embaixada da França no Brasil, tendo em vista o convênio de cooperação firmado com a Enamat em 2011

O convênio visa promover o aperfeiçoamento da formação dos magistrados do trabalho dos dois países, por meio do intercâmbio de experiências relativas à engenharia pedagógica, à formação de formadores, à formação inicial e continuada, com ênfase à abordagem teórico-prática, profissionalizante, transdisciplinar e humanista na relação ensino-aprendizagem.

Cláudia Valente

foto JUIZ_ANTONIO_UMBERTO_DE_SOUZA_JUNIOR