1) Seminário “ÉTICA E RELACIONAMENTO DE MAGISTRADOS E SERVIDORES NAS REDES SOCIAIS”

Expositores: Profº. Eduardo Carlos Bianca Bittar, Des. José Eduardo de Resende Chaves Júnior, Profº. Fabro Steibel; Mediador: Juiz Ney Álvares Pimenta Filho; dia 12/9/2019, das 14h às 18h; Local: Auditório da Escola Judicial.

i) As implicações éticas nas redes sociais para os membros do Poder Judiciário, Profº Eduardo Carlos Bianca Bittar

“A era digital impõe novos desafios ao Direito. A formação dos magistrados deve estar atualizada aos novos desafios impostos pela era digital”.

ii) Magistrados e Servidores nas redes sociais, Des., José Eduardo de Resende Chaves Junior

O curso tem o objetivo de “sensibilizar os juízes dos impactos de sua atuação nas redes sociais”.

iii) Novas mídias: fatos, versões e fake, Profº Fabro Steibel

“Informação e desinformação andam lado a lado na comunicação. A primeira amplia o debate público, e fortalece a democracia. A segunda pode enfraquecer instituições ou ser usada para erodir confiança do cidadão. O combate à desinformação começa por compreender o que alimenta nas redes sociais a desinformação, e os remédios para isso que estão sendo implementados por plataformas, veículos e instituições. É isso que será tratado na abordagem: os remédios para desinformação, e possíveis contribuições do Judiciário que estão sendo feitas no Brasil”.

Folder aprovado_Página_1 Folder aprovado_Página_2

2) “O TRABALHO PORTUÁRIO EM DESTAQUE”

– Vivência de campo/Visita técnica à Área Portuária da Grande; Tutor: Juiz Nedir Veleda Moraes; dia 27/9/2019, das 9h às 12h.
Informamos que será disponibilizado aos Juízes, pela CODESA, transporte para ida e retorno ao local da visita técnica. Saída do Edifício Vitória Park às 8h30.

– Painel O Regime Jurídico do Trabalho Portuário; expositor: Procurador João Batista Berthier Leite Soares; dia 27/9/2019, das 13h30 às 17h30; Local: Auditório da Escola Judicial.

“O curso pretende demonstrar as peculiaridades teóricas e práticas do trabalho no porto, de modo auxiliar os magistrados quando do enfrentamento de tal temática na prestação jurisdicional”. Serão abordados os seguintes tópicos: “A atividade portuária. Princípios setoriais do trabalho avulso. O trabalho avulso e a Constituição. O trabalho avulso e a OIT. Trabalhador portuário avulso. Operadoras portuárias. Órgão gestor de mão de obra. Meio ambiente do trabalho portuário. Remuneração. Duração do Trabalho. Sindicalismo na atividade portuária“.
FOLDER DE DIVULGAÇÃO
3) Painel “VIOLÊNCIA NO TRABALHO: enfrentamento e superação”

Expositores: Min. Delaíde Alves Miranda Arantes, Des. Sebastião Geraldo de Oliveira; dia 4/10/2019, das 14h às 18h; Local: Auditório da Escola Judicial.

O curso tem como objetivo “atualizar os conhecimentos a respeito da violência nos locais de trabalho” e abordará os seguintes tópicos: “Histórico da violência no Brasil; estatísticas da violência no Brasil; modalidades de violência no local de trabalho; a Lei do Bulyng; gestores tóxicos no ambiente de trabalho; reações normativas para combater a violência; objetos (sic) da ONU quanto à violência; Convenção 190 da OIT; a necessidade do cultivo da paz; atuação dos gestores regionais no cultivo da paz”.

FOLDER DE DIVULGAÇÃO (1)